11 fevereiro, 2009

Congresso Nacional de Biomecânica

Vários especialistas reúnem-se em Bragança
Organizado pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica e com a colaboração de várias instituições, como o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (INEGI) ou as faculdades de Engenharia, Desporto e Medicina Dentária da Universidade do Porto, o Terceiro Congresso Nacional de Biomecânica decorrerá esta quarta e quinta-feira, no Instituto Politécnico de Bragança.

Com um alargado conjunto de especialistas, nacionais e internacionais, a terceira edição da iniciativa incidirá sobre várias áreas de intervenção da Biomecânica, “reunindo 140 trabalhos nas diversas áreas com importante realce para as contribuições na ortopedia, medicina dentária, desporto, reabilitação, engenharia de tecidos e Biomecânica ocupacional”, refere um dos responsáveis pela organização do evento, Mário Vaz, investigador do INEGI e docente da FEUP.
Os responsáveis pelo congresso esperam que este encontro “constitua um fórum nacional de discussão e difusão dos recentes avanços desta disciplina e potencie a colaboração entre investigadores de diferentes áreas”. Mário Vaz realça ainda a importância de “promover a participação dos estudantes dos cursos de Engenharia que se relacionam com esta área”.
A comunidade científica nacional tem assistido a um enorme desenvolvimento da investigação nas diversas áreas da Biomecânica. Os trabalhos desenvolvidos, de Norte a Sul do país, encontram importantes aplicações no domínio da Medicina, quer na prática clínica, quer no projecto de dispositivos médicos, mas também no desporto, na ergonomia e na biologia.

Esforço Multidisciplinar
Este esforço, que envolve várias equipas multidisciplinares, tem sido acompanhado pelo aumento da oferta de cursos em Engenharia Biomédica, ou BioEngenharia onde a Biomecânica é uma das áreas científicas mais importantes.
Como resultado deste progresso e no sentido de promover contactos entre as várias equipas de investigação realizou-se em Martinchel, em 2005, o Primeiro Encontro Nacional, promovido com grande sucesso pela Associação Portuguesa de Biomecânica.
Em 2007, seguiu-se o segundo, em Évora, com grande participação e permitiu consolidar este evento como o principal fórum de discussão da comunidade científica nacional. O elevado nível científico das participações e o número de delegados justificou a promoção deste encontro.
Todos os trabalhos apresentados serão submetidos a revisão podendo alguns deles ser seleccionados para apresentação em sessão de posters.

Publicado em 'Ciência Hoje'.

1 comentário:

  1. Está a decorrer em Bragança esta quarta e quinta-feira o terceiro congresso nacional da Biomecânica, organizado em parceria entre a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico de Bragança.


    Trata-se de uma área em crescimento, a avaliar pelo número de artigos científicos publicados desde o ultimo congresso.

    Este evento reúne especialistas de diversas áreas tais como ortopedia, medicina dentária, fisioterapeutas, profissionais ligados à reabilitação e diversos ramos de engenharia, biologia e profissionais do desporto.


    Mário Vaz, da organização, e docente na Universidade do Porto refere que “na biomecânica convergem vários interesses desde a engenharia, medicina, desporto ou reabilitação e estou convencido que no futuro vamos vê-la com a criação de laboratórios e projectos de grande intervenção na área da medicina”, refere.


    O docente dá um exemplo da mais recente inovação nesta área. “A Universidade do Porto desenvolveu um sensor que é colocado num sapato e permite ver as forças que se geram durante a marcha para tentar fazer o diagnóstico do pé diabético”, revela.


    No IPB a disciplina é recente e surgiu no âmbito da criação do curso de Engenharia Biomédica.

    Paulo Piloto, docente no IPB, refere que têm surgido vários grupos de investigação a trabalhar na área. “Temos um grupo de investigadores cada vez maior que começa a ver os seus frutos como um conjunto de artigos que foram já publicados pelo IPB”, relaça.


    Neste congresso estão a ser debatidos temas relacionados com próteses e implantes.
    Escrito por Brigantia

    ResponderEliminar