25 fevereiro, 2009

Plataforma web promove talentos do futebol

A footnet, uma plataforma web criada por um grupo de docentes e alunos do IPB (Instituto Politécnico de Bragança), promete revolucionar o mundo do futebol. A plataforma Footnet surge com a ajuda do Gabinete de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo criado no IPB. Tem como objectivo facilitar e promover a igualdade de oportunidades e promoção de talentos futebolísticos através da cedência de espaço para colocação de informação sobre os atletas, incluindo vídeos que promovam a habilidade dos atletas.
Os espaços não serão mais que sites individuais que estarão alojados na plataforma da Footnet de forma gratuita para as camadas mais jovens. A responsabilidade de actualização dos conteúdos fica a cargo dos atletas.
O projecto conta com o apoio de algumas autarquia e entidades da região de Bragança que vão custear a anuidade das camadas mais jovens. A autarquia de Macedo de Cavaleiros que foi a primeira a dar o aval à iniciativa juntamente com o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros.
“A footnet está a ser criada através de um projecto do IPB e tem como objectivo utilizar as tecnologias de informação, nomeadamente as plataformas web para promover talentos ao nível do futebol” explicou José Adriano Rodrigues, um dos docentes envolvidos no projecto.
Outra das finalidades da plataforma é o fomento da prática desportiva e o incentivo à utilização de novas tecnologias de informação por parte dos jovens atletas.
Desta forma os jogadores podem divulgar os seus talentos a nível nacional e mesmo além fronteiras. “Há muitos miúdos que têm potencial para jogar futebol, muitas vezes perdem por estar escondidos atrás dos montes. A ideia é democratizar o acesso à promoção de jovens talentos”, referiu José Adriano. De acordo com o professor o projecto é muito abrangente. “Vai desde a parte profissional onde os empresários podem promover os jogadores já credenciados no mercado, passa pelo conjunto de jogadores que estão nas divisões secundárias e querem dar o salto para as divisões principais até ao conjunto de jovens que queiram ter uma página onde coloquem as suas fotografias os seus filmes”, clarificou. “Esta plataforma não tem fronteiras”.
Nestes moldes o projecto é pioneiro a nível nacional, embora os jovens usem já outras páginas de internet para se promoverem como é o caso do Hi5 e o YouTube.
“Com este projecto vemos que temos miúdos com muito potencial. A marca footnet já foi registada em Portugal, no Brasil, em Espanha e Itália “Da mesma forma que um miúdo de cá se pode inscrever, inscreve-se um miúdo de uma favela brasileira” rematou José Adriano.
Carlos Barroso, da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros confirma o apoio da autarquia ao projecto “é uma forma de combater assimetrias e de promoção da nossa juventude”. De acordo com este responsável, os jovens da região estão em desigualdade comparativamente com os dos grandes centros, “onde os olheiros dos grandes clubes estão atentos”. O desporto tem sido, de resto, uma das apostas da autarquia.
O presidente do Clube Atlético de Macedo acredita que esta é uma forma de “levar mais o nome dos atletas, do clube e da cidade. “Foi uma ideia aceite logo à primeira”. O clube já inscreveu vários atletas na plataforma, assim como a Escola Crescer de Bragança.
Publicado no jornal 'O Informativo'.

Sem comentários:

Enviar um comentário