23 setembro, 2010

Forest Landscapes and Global Change

Bragança recebe mais de 300 investigadores de 45 países

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

3 comentários:

  1. Espécies autóctones são as mais indicadas para combater fogos florestais
    Plantar castanheiros e carvalhos pode ser uma arma de combate aos incêndios no distrito de Bragança.

    A ideia foi defendida esta terça-feira por Francisco Rêgo, presidente do Instituto Superior de Agronomia e perito na área da gestão de fogo.

    Francisco Rêgo falava à margem da sessão de abertura da Conferência Internacional de Paisagem Ecológica.

    Este responsável garante que o pinheiro e o eucalipto, as espécies a que mais se recorre, sobretudo no litoral, proporcionam uma mistura explosiva, pelo que o ideal é apostar nas espécies tradicionais da região.

    “Sobretudo apostar na diversidade pois temos um pouco de espaço para tudo. Podemos é correr o risco de ter o monopólio e uma extensão completa e continua destas espécies que causam problemas muito grandes” afirma, acrescentando que “aqui há claramente que apostar nas espécies autóctones, o castanheiro, o carvalho, as folhosas, o freixo que podem constituir uma componente importante do coberto florestal das nossas paisagens”.

    Francisco Rêgo diz mesmo que as espécies tradicionais são uma boa forma de combater os incêndios de Verão.

    “A prevenção dos incêndios faz-se com esta planificação a médio e longo prazo, mas a gestão dos combustíveis e a planificação do território são os grande ingredientes para termos paisagens mais resistentes a estas perturbações” refere.

    Este congresso internacional sobre floresta decorre em Bragança até à próxima sexta-feira e envolve mais de 300 participantes de 45 países.

    A organização está a cargo da União Internacional de Organizações de Investigação Florestal, do Instituto Politécnico de Bragança e do Centro de Investigação de Montanha do IPB.

    João Azevedo, um dos organizadores, acredita que este é um evento de importância mundial.

    “São questões ligadas às alterações globais e a forma como isso afecta o funcionamento a estruturação das paisagens” refere, salientando que “constitui um dos maiores encontros desta área científica no nosso país e em termos locais têm um impacto grande” para além de haver “a possibilidade de o IPB e a cidade de Bragança surgirem no mapa da ecologia da paisagem no mundo”.

    Durante toda a semana vão decorrer conferências e workshops sobre este tema no Instituto Politécnico de Bragança.
    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar
  2. Especialista defende banco de terras como uma solução para prevenir incêndios
    O banco de terras pode ser uma solução para resolver os problemas dos incêndios de Verão, mas só pode avançar depois de estar feito o cadastro das propriedades.

    Francisco Rêgo, presidente do Instituto Superior de Agronomia e um dos participantes no congresso internacional sobre Floresta, que decorre em Bragança ao longo desta semana, diz mesmo que é uma “vergonha nacional”.

    “Eu julgo que pode ser uma boa iniciativa, mas antes disso há uma necessidade imperiosa do cadastro porque todo o sistema está completamente desactualizado e inoperacional” refere, acrescentando que “é uma vergonha nacional que no séc. XXI e no domínio das novas tecnologias que o país não saiba ainda a quem pertence muito do seu território”.

    “Esse devia ser um imperativo nacional que depois permitiria a construção de bancos de terras, a promoção da boa gestão florestal” acrescenta.

    Até sexta-feira vão decorrer várias conferências e workshops com peritos de 45 países que, em Bragança, discutem os problemas da floresta e das alterações climáticas.

    em Rádio Brigantia

    ResponderEliminar
  3. Região está a sofrer uma renaturalização devido ao abandono da agricultura

    Investigadores de 46 países debatem a paisagem

    Ao contrário do que está suceder na maioria das regiões da Europa, onde a destruição da paisagem está a crescer, em Trás-os-Montes verifica-se uma renaturalização.
    A conclusão saiu da conferência internacional “IUFRO Landscape Ecology Working Group International”, que terminou ontem em Bragança.
    Segundo João Carlos Azevedo, professor do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e um dos responsáveis pela organização, “há uma tendência para a homogeneização da paisagem a partir do momento em que abandonamos a agricultura e a pecuária, e a paisagem fica dominada por áreas de mato”.
    O docente defendeu que as alterações podem não ser “muito favoráveis” a algum tipo de biodiversidade. Apontou exemplos: “As plantas e animais que estão há muitos milhares de anos ajustadas a mosaicos complexos, com a presença de comunidades urbanas, tenderão a diminuir a dimensão das suas populações. Já as espécies mais selvagens têm tendência a ver o seu habitat melhorado”, acrescentou o especialista.
    O abandono da agricultura pode não ter “os efeitos mais desejáveis, pois as paisagens são dinâmicas e esta é a grande mensagem dos trabalhos aqui apresentados”, alertou João Carlos Azevedo.

    Em algumas freguesias, o decréscimo da agricultura nos últimos 50 anos foi mais de metade

    Quanto a alterações previstas para a região, o docente admite que a agricultura está a diminuir. Em algumas freguesias, nos últimos 50 anos, o decréscimo foi mais de metade e há casos em que ultrapassa esse valor. Todavia, tudo indica que a mudança está a caminho com o regresso à agricultura, ainda que em moldes diferentes dos actuais. “Eu acredito que a agricultura e o aproveitamento agrícola dos sistemas rurais vai recomeçar a ser feito”, defendeu.
    O professor sustenta a sua posição nos indicadores e no facto de existirem cada vez mais técnicos qualificados as áreas da agricultura e das florestas. “Há alteração na distribuição das pessoas por esses territórios, mas há conhecimento e havendo a possibilidade de fazer investimento haverá possibilidade de fazer uma nova alteração de fundo na paisagem da região”, vaticinou João Carlos Azevedo.
    O encontro reuniu, em Bragança, mais de 300 participantes de 46 países de cinco continentes. Recorde-se que o IPB candidatou-se à organização desta conferência internacional há dois anos, durante um encontro semelhante realizado na China, deixando para trás muitos outros países.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar