08 maio, 2012

FRAH promove sessão informativa

Decorreu, no dia 4 de maio, na Escola Superior de Tecnologia de Bragança, a sessão informativa “Como procurar trabalho em Espanha”, organizada pela Fundação Rei Afonso Henriques (FRAH), em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), as redes Europe Direct de Bragança e de Zamora (Espanha) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, e que teve como público-alvo os estudantes finalistas do IPB e os desempregados da região.
Durante a sessão de abertura, o Secretário-geral da FRAH, José Luís Prada, o Vice-Presidente do IPB, Doutor Luís Pais, e o Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Bragança, Dr. Jorge Novo, destacaram a importância dos temas em debate no contexto da atual crise económica vivida nos dois países, uma vez que a informação disponibilizada na sessão, como as necessidades do mercado de trabalho transfronteiriço, os meios de pesquisar ofertas de trabalho, os perfis profissionais mais valorizados e as ferramentas linguísticas, podem ditar o sucesso na procura de emprego.
Após a abertura do evento, tomou a palavra a conselheira da rede EURES de Bragança, Dra. Sandra Falcão, que deu a conhecer os principais sites de pesquisa de ofertas de trabalho, como www.eures.europa.eu, www.iefp.pt e www.netemprego.pt.
Seguiu-se a apresentação pela conselheira Eures de Zamora, Maria Tereza Lorenzo, da situação do mercado laboral em Espanha, com destaque para a província de Castela e Leão. Berenice Bollon, representante do Grupo espanhol INZAMAC, apresentou a empresa aos alunos e alertou para as qualidade que o candidato deve demonstrar na entrevista profissional e depois ao longo da carreira na empresa. Finalmente, David Sousa, responsável pelo Centro de Espanhol da FRAH e professor de espanhol no mesmo centro, depois de salientar a importância da aprendizagem do espanhol para quem procura trabalho em Espanha, ensinou aos participantes os principais modelos de curriculum vitae aceites no país vizinho, como elaborar uma carta de apresentação ou responder a um anúncio de recrutamento em espanhol.

Publicado em 'Cm-Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário