22 maio, 2012

IPB lidera mobilidade de estudantes

Ao longo deste ano lectivo, a instituição colocou e recebeu mais de 700 alunos
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é a instituição de ensino superior do País que mais promove a mobilidade internacional dos seus estudantes.
Durante o ano lectivo de 2011/2012, o IPB colocou e recebeu mais de 700 estudantes em mobilidade internacional, através de um financiamento que ultrapassa o meio milhão de euros anuais. A novidade foi avançada durante a VIII Semana Erasmus, uma iniciativa que envolveu mais de 130 professores e colaboradores de Escolas e Universidades europeias.
Para o vice-presidente do IPB, Luís Pais, o programa Erasmus é uma oportunidade que os estudantes não devem perder. “Muitos dos empregadores gostam que os alunos tenham uma experiência de mobilidade internacional, porque isso significa que o aluno conseguiu adaptar-se a uma nova realidade e a um novo desafio”.
A edição deste ano da Semana Erasmus contou com a presença de representantes de 13 países da Europa e incluiu a realização de seminários e workshops, que juntaram docentes do IPB e de várias instituições europeias.
As jornadas acontecem numa altura em que o IPB foi distinguido com o Selo ECTS na semana comemorativa dos 25 anos do Programa Erasmus, realizada em Copenhaga (Dinamarca). Trata-se de um prémio atribuído pela Comissão Europeia que atesta a qualidade da informação institucional e da gestão da mobilidade no Espaço Europeu de Ensino Superior. Este ano, o galardão apenas foi atribuído a doze instituições em toda a Europa.
“Foi um dos pontos altos de todo o programa de internacionalização do instituto”, sustenta Luís Pais.
A sessão de abertura da oitava Semana Erasmus contou com o lançamento do livro “Teaching Crossroads - 7th Erasmus Week”, que compila os textos de seminários efectuados pelos professores durante a anterior Semana Erasmus do IPB.

Publicado em 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário