23 maio, 2012

Revista alia Ciência a Adolescência

Já está on-line a revista AdolesCiência, uma publicação que alia as investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário, alunos de cursos de especialização tecnológica e de licenciatura.
A revista nasceu da necessidade de criar um espaço para desenvolver nos jovens a procura de conhecimento sério, o espírito científico, o respeito pela autoria e as competências de leitura e de escrita. A publicação está disponível em www.adolesciencia.ipb.pt, sob a direcção de Vítor Gonçalves, docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em parceria com Luísa Diz Lopes, docente da Escola Abade de Baçal e aluna de Mestrado no IPB.
Trata-se de uma revista anual, que aborda temáticas diversas como a Artes e a Linguística, passando pelas Ciências Naturais e pelas Ciências Experimentais. Para Vítor Gonçalves, “esta é uma ferramenta muito importante, onde os alunos, juntamente com os seus professores, produzem conhecimento para outros alunos poderem utilizar”.
Publicado em 'Jornal Nordeste'.

1 comentário:

  1. IPB lança revista “Adolesciência
    Foi apresentada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) a primeira edição on-line da revista Adolescência.

    Vítor Gonçalves, diretor da revista disse que a ideia surge porque “estive ligado ao ensino secundário, e envolvido com revistas e jornais escolares.
    “ Quando cheguei ao ensino superior, já existiam revistas ligadas à ciência, mas não faziam o elo de ligação entre o ensino básico e secundário e o ensino superior, por isso, decidi lançar este desafio a uma aluna de mestrado que acarinhou esta ideia e juntos conseguimos dar corpo, a esta ideia juntamente com todos os o professores e alunos”, acrescentou o docente.

    A publicação que já se encontra on-line tem três objetivos, “em primeiro lugar desenvolver a consciência científica e de investigação dos alunos do ensino básico e secundário, em segundo tentar minimizar o plágio que é característico em alguns trabalhos, em terceiro divulgar as experiências que os alunos desenvolvem nas escolas, esta é acima de tudo uma ferramenta onde juntamente com os professores produzem conhecimento para outros alunos poderem utilizar”, explicou o Vítor Gonçalves.
    A “Adolesciência” é uma revista “on line” e pretende divulgar as experiências e atividades desenvolvidas, sendo ela uma ferramenta de estudo e pesquisa.
    em RBA

    ResponderEliminar