10 maio, 2012

Manual de Boas práticas para empresários da restauração apresentado no IPB

Os empresários do ramo da restauração já têm um manual prático para poderem implementar sistemas de gestão da segurança alimentar. Numa altura em que a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aperta a fiscalização, duas docentes e um técnico do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) lançaram um livro para ajudar os empresários.
Elsa Ramalhosa, uma das autoras do livro, diz que este manual simplifica a legislação, que, muitas vezes, é difícil de perceber pelos proprietários dos restaurantes.“Os empresários têm que ter um sistema de análise de perigos e pontos críticos de controlo implementado. Isto é uma obrigação estabelecida pela legislação europeia. Além disso, as unidades podem também certificar os sistemas de segurança alimentar. O nosso livro ajuda a perceber melhor os requisitos para a implementação desses sistemas de gestão”, explica a professora. Elsa Ramalhosa enaltece o cariz prático desta publicação, que dá dicas fundamentais aos empresários. “Temos o exemplo de um manual que terá que ser adaptado a cada unidade em particular”, frisa Elsa Ramalhosa.
Esta é uma publicação pioneira sobre esta temática. Ercílio Fernandes, que também é autor deste livro, sublinha que foi a lacuna ao nível da investigação nesta área que motivou os autores a lançar esta obra.Para a Professora Fátima Silva, que também é autora do livro, esta obra deve ser uma referência para os empresários do sector. Em época de crise, a docente lembra que este livro contém dicas fundamentais para fortalecer o negócio.
O livro “Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar: Guia para a sua implementação em unidades de restauração” já está à venda nas livrarias de todo o País.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. Colaboradores do IPB lançam livro que simplifica a legislação para a implementação de sistemas de gestão da segurança alimentar
    Manual para hotelaria
    Os empresários do ramo da restauração já têm um manual prático para poderem implementar sistemas de gestão da segurança alimentar. Numa altura em que a Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aperta a fiscalização, duas docentes e um técnico do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) lançaram, na passada segunda-feira, um livro para ajudar os empresários.

    Elsa Ramalhosa, uma das autoras do livro, diz que este manual simplifica a legislação, que, muitas vezes, é difícil de perceber pelos proprietários dos restaurantes.
    “Os empresários têm que ter um sistema de análise de perigos e pontos críticos de controlo implementado. Isto é uma obrigação estabelecida pela legislação europeia. Além disso, as unidades podem também certificar os sistemas de segurança alimentar.
    O nosso livro ajuda a perceber melhor os requisitos para a implementação desses sistemas de gestão”, explica a professora.
    Elsa Ramalhosa enaltece o cariz prático desta publicação, que dá dicas fundamentais aos empresários.
    “Temos o exemplo de um manual que terá que ser adaptado a cada unidade em particular”, frisa a autora.
    Esta é uma publicação pioneira sobre esta temática. Ercílio Fernandes, que também é autor deste livro, sublinha que foi a lacuna ao nível da investigação nesta área que motivou os autores a lançar esta obra.
    Para a professora Fátima Silva, que também é autora do livro, esta obra deve ser uma referência para os empresários do sector. Em época de crise, a docente lembra que este livro contém, ainda, dicas fundamentais para fortalecer o negócio.
    O livro “Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar: Guia para a sua implementação em unidades de restauração” já está à venda nas livrarias de todo o País.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar