02 abril, 2015

ESACT recebe primeiro mestrado da sua história


É já no próximo ano letivo que a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT) de Mirandela vai ter a funcionar o seu primeiro mestrado, em Administração Autárquica.
O anúncio da primeira formação de segundo ciclo disponibilizada pela escola desconcentrada do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi revelado, na passada quinta-feira, na cerimónia de tomada de posse de Sónia Nogueira, como subdiretora da escola. A novidade foi avançada pelo diretor da ESACT, destacando que a aprovação, pela Agência de Acreditação do Ensino Superior, desta oferta formativa é “muito positiva para a escola, para o IPB e para a região”, sublinhando que “é fundamental enquanto estrutura a nível de curso e enquanto instituição, porque permite aproveitar os alunos que terminam o primeiro ciclo, que querem incrementar e especializar os seus conhecimentos”, adianta Luís Pires.
A escolha em administração autárquica teve a ver com a necessidade de “criar ativos com a capacidade de interagir com as problemáticas da governação local e que sejam capazes de promover soluções eficientes”, explica. O corpo docente consolidado foi uma das exigências para esta candidatura ser aprovada. Para o presidente do IPB, este “é um sinal da capacidade de afirmação da escola e o corolário muito forte de uma estrutura que está a crescer em número de alunos e capacidade instalada”, sustenta Sobrinho Teixeira para quem a ESACT é aquela que representa “o melhor exemplo de sucesso, quer pela dimensão, pela sua capacidade de afirmação, quer pela maturidade que atingiu”, refere. Já o presidente da Câmara de Mirandela salienta a abertura de um mestrado em Mirandela “numa altura em que se encerram mestrados”. Para o António Branco, isso “traduz o percurso que a escola tem vindo a fazer” e defende que “a aposta nos ciclos longos é essencial para o futuro da ESACT”.
Um mestrado de Marketing Turístico e uma nova licenciatura, em Jornalismo e Comunicação Digital, foram igualmente candidatados pela Escola Superior de Mirandela à Agência de Acreditação, mas ainda sem resposta. Atualmente, a ESACT tem cerca de mil alunos a frequentar os oito cursos da instituição de ensino superior.

Centro de Recursos avança
As novas instalações da ESACT de Mirandela vão ter a funcionar um Centro de Recursos para a promoção do turismo e marketing territorial do Alto Trás-os-Montes. Luís Pires, diretor da ESACT, explica que se trata de “um projeto arrojado, com um crescimento gradual na base das parcerias com os agentes públicos e privados da região”.
Para já, foi aprovada uma candidatura no valor de 700 mil euros que vai dotar o centro regional de equipamento de vanguarda, que o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, entende poder vir a tornar-se “num polo forte na área do turismo e da comunicação”.

Obra atrasada dois meses
As novas instalações que deviam estar concluídas em Abril, sofreram um pequeno atraso e o prazo de conclusão da empreitada está agora calendarizado para o início de Junho.
O presidente da câmara de Mirandela, António Branco garante que o novo campus da escola “estará pronto a receber os alunos no próximo ano letivo”. A ESACT de Mirandela vai, finalmente, ter instalações definitivas, depois de duas décadas em instalações provisórias. No total, o investimento ronda os 5 milhões de euros, suportados, em 85 por cento, por fundos comunitários e os restantes 15 por cento são assegurados pelo Município

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário