04 maio, 2015

IPB abre novas portas na Polónia no arranque da Semana da Tecnologia e Gestão


 Os alunos do Instituto Politécnico de Bragança têm agora à disposição mais uma vantagem competitiva na internacionalização, graças ao acordo de cooperação assinado na semana passada, à margem da abertura da Semana de Tecnologia e Gestão.
O IPB assinou uma parceria para a dupla certificação com a Universidade Tecnológica de Bialystok, na Polónia, que permite aos estudantes dos dois países verem os seus diplomas reconhecidos. “Estamos a fazer isso com alguns países que selecionamos. Já fizemos isso com o Brasil, que tem uma grande carência de quadros e, portanto, o facto de fazermos dupla titulação e de os nossos estudantes poderem ir para o Brasil, vão ter um diploma brasileiro e exercer a profissão lá. Aqui estamos a fazer o mesmo com a Polónia. Isso é importante porque Portugal tem lá muitos interesses comerciais. São diversas as empresas que estão lá a laborar. Ter um diploma português e polaco representa uma enorme competitividade para o empregador, porque alguém vai poder assinar projetos na Polónia. Isto é mais um caminho, uma nova viragem na capacidade de internacionalização do IPB”, explicou o presidente do Instituto, Sobrinho Teixeira.
Este acordo abrange, sobretudo, os cursos de engenharia ambiental, civil, mecânica, eletrotécnica e renováveis.
Ao longo de três dias, o IPB discutiu a Investigação empresarial e inovação tecnológica, as oportunidades de financiamento e a cooperação com empresas e a empregabilidade. “Por um lado, os alunos ficam com uma ideia do que se faz no mundo empresarial. Alguns até vão ficando com uma ideia do que poderão vir a fazer. Mas também queremos mostrar-lhes que este conhecimento que lhes damos nas disciplinas e que eles muitas vezes pensam que é teórico, tem um impacto forte nas empresas”, frisou Albano Alves, presidente da ESTIG.
A semana terminou com uma sessão com empresários da região. “Ao longo dos três dias tivemos o auditório sempre cheio e tivemos o prazer de ouvir pessoas do mercado empresarial da região a mostrar o que ainda podemos fazer melhor e a dizer que já fazemos muita coisa bem feita e que as empresas têm beneficiado muito com o trabalho do IPB”, concluiu.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário