08 maio, 2015

Semana Erasmus juntou participantes de 16 países no IPB


Oitenta docentes e colaboradores de instituições de ensino superior de 16 países da Europa estão a participar na 11ª edição da Semana Erasmus do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que começou na passada terça-feira e termina amanhã.
Este ano são cerca de 900 os alunos que estão em mobilidade ao abrigo do Programa Erasmus, e mais de 200 docentes e outros funcionários só no IPB. “Um valor que já ultrapassa largamente a média europeia”, referiu Luís Pais, vice-presidente do IPB.
A Semana Erasmus ficou marcada por várias atividades, como uma Feira Internacional dos Estudantes, a Semana Gastronómica e esta quinta-feira realiza-se a ‘Corrida IPB for All’. “Ao longo da semana os docentes e funcionários estrangeiros podem participar em conferências e seminários que serão incluídos nos tempos letivos dos nossos estudantes. Podem trocar experiências e debater e promover a cooperação entre instituições”, sublinhou Luís Pais.
O aumento da mobilidade é um dos desafios que se coloca ao Programa Erasmus, uma vez que os objectivos apontam que “até 2020 20% dos graduados na União Europeia devem ter tido pelo menos uma experiência de mobilidade internacional”, acrescentou. O IPB está acima deste valor. Todos os anos entre o Programa Erasmus e os restantes de mobilidade internacional são recebidos 500 alunos e enviados outros tantos. “A ideia é que os alunos percam o receio de exercer a sua profissão fora do país”, destacou.
Na passada terça-feira foi lançada a 4ª edição da Teaching Crossroads, uma publicação patrocinada pelo IPB e que compila os textos de seminários efetuados pelos professores europeus durante a anterior Semana Erasmus 2014.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário