04 maio, 2015

IPB acolheu encontro nacional de enfermeiros

Mostrar o que se faz na região em termos de cuidados de saúde primários foi o objetivo do Encontro Nacional de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários, que decorreu no Instituto Politécnico de Bragança, na passada sexta-feira.
“É um encontro anual em que desenvolvemos várias temáticas e em que os colegas vêm apresentar trabalhos de caráter científico, como projetos desenvolvidos nos próprios locais de trabalho, para mostrar um pouco o que se vai fazendo”, explicou a presidente, Olga Pousa, também ela natural de Bragança apesar de trabalhar num hospital do litoral.
Para Helena Pimentel, diretora da Escola Superior de Saúde de Bragança, entende que este encontro é bastante importante, “uma vez que os cuidados de saúde primários são a base do sistema e hoje é consensual que um sistema de cuidados de saúde forte fortalece qualquer sistema de saúde porque os cuidados são mais efetivos, são mais económicos, mais equilibrados e proporcionam maiores níveis de satisfação das populações”.
Já o presidente da Câmara, Hernâni Dias, destacou o papel da ULS neste aspeto. “Temos uma cobertura de cerca de 98 por cento dos cidadãos com médico de família, o que é digno de se registar, pois noutras zonas do país isso não acontece. Estamos confortáveis nessa área mas conscientes que, cada vez mais, haverá necessidade de reivindicar melhores condições e que essas reivindicações sejam atendidas pelo poder central e por quem tutela esta área tão importante para toda a gente. Até porque a área da saúde é uma questão a que se dá muita importância quando alguém se pretende fixar numa região”, concluiu

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário