27 novembro, 2015

Alunos Erasmus gostam do IPB e prolongam estadia em Bragança


No Instituto Politécnico de Bragança (IPB) estudam atualmente cerca de 1200 de alunos de 52 países.
Muitos desses alunos juntaram- se na passada quinta-feira num jantar de recepção ao estudante estrangeiro no espaço da cantina do Instituto Politécnico de Bragança organizado pela Erasmus Student Network Bragança (maior rede de associações de estudantes da Europa) em parceria com o IPB.
“É tudo realizado num contexto familiar. Serve para dar a conhecer Bragança aos alunos de fora”, explicou André Batista, que deu conta que muitos estudantes estrangeiros gostam da cidade e “muitas vezes vêm por seis meses, prolongam para um ano e depois pedem o estatuto de estudante internacional para fazer a licenciatura”.
O jantar contou com a presença de 400 convidados, nomeadamente representantes da CMB, Junta de Freguesia, atuação da Real Tuna Universitária de Bragança.
Rehma, uma aluna do Azerbaijão, estuda Engenharia Química no IPB desde setembro e para já está a gostar muito. “Vim com mais duas colegas. Para nós é interessantes estudar aqui. É uma cidade pequena”, contou. Adaptou-se bem, apesar de ser muito diferente do seu país.
A colega, Irana, contou que tiveram sorte em vir para Trás-os-Montes. “Conhecemos muita gente nova”, disse.
Da Síria veio Imad. Há mais de um ano que está em Bragança. É um dos estudantes que participa no programa Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, lançado pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio. Veio para Bragança com mais dois estudantes sírios. Um dos quais continua no IPB e o outro está integrado num programa Erasmus fora do nosso país. “Estou a gostar muito e quero continuar até ao fim do curso. Tenho bons professores e bons colegas”, explicou. O jovem vê a situação no seu país com preocupação

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário