20 novembro, 2015

FlorNext permite simular o crescimento das florestas


Já existe uma ferramenta que permite antever o futuro de uma floresta, nomeadamente o seu crescimento. Trata-se do FlorNext - Simulador de Crescimento e de gestão das florestas do Nordeste Transmontano. “É possível utilizar variáveis que descrevem os povoamentos, diâmetros e alturas das árvores e, com base nisso, podem simular o crescimento da floresta no futuro, bem como simular operações de desbaste”, explicou João Azevedo, investigador do Departamento de Ambiente e Recursos Naturais & Centro de Investigação de Montanha (CIMO), no Instituto Politécnico de Bragança.
O simulador foi apresentado publicamente na Escola Superior Agrária, na passada quinta- feira, num workshop onde se deu conhecer esta inovadora ferramenta de modelação on-line destinada à gestão florestal na região e proporcionar aos participantes conhecimentos base para a sua utilização. “Quer os proprietários, quer os responsáveis por organismos ligados à floresta podem tirar partido desta utilização gratuita e, assim, melhorar a gestão, bem como a oferta de produtos linhosos do setor”, acrescentou o investigador.
O acesso ao portal é gratuito e podem simular o que poderá vir a ser o seu projeto florestal. “É um instrumento que foi perspetivado para unidades de floresta, ou seja parcelas, que permite a sua utilização a uma escala mais ampla, como a regional”, descreveu João Azevedo. Por exemplo: “Um potencial investidor pode a partir desta ferramenta obter estimativas de crescimento nesta região. O que é importante em termos de planeamento e de organização da atividade económica e técnica”. Os dados obtidos através do portal podem servir para o proprietário florestal valorizar os povoamentos. “Podem avaliar- se as florestas de pinheiro bravo, o volume, o desbaste e ter acesso à biomassa e ao carbono”, sublinhou Juan Fernadez Peres, investigador do IPB.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário