17 novembro, 2015

Mais de cem investigadores do IPB apresentaram o seu trabalho à comunidade


 O terceiro encontro de Investigadores do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que decorreu de 11 a 13 de Novembro, contou com a apresentação de 100 estudos, num total de cerca de 300 investigadores e professores.
De acordo com Anabela Martins, Pró-Presidente do IPB, o encontro permite, por um lado “que os alunos possam apresentar os seus trabalhos de investigação à comunidade do IPB e à comunidade envolvente, com uma estrutura de congresso que lhes dará um treino de apresentações em público” e, por outro lado serve de incentivo aos novos alunos para que possam conhecer melhor “as áreas em que podem prosseguir os seus estudos”.
Os estudos apresentados dividem-se, essencialmente, em quatro áreas: Ciências da Educação, Ciências Agrárias e Alimentares, Tecnologias e Ciências da Saúde. Alguns estudos já estão concluídos, outros ainda vão ser desenvolvidos.
É o caso do estudo “Álcool… uma realidade académica?” que está agora a dar os primeiros passos. A enfermeira Olívia Maria está a investigar este tema no âmbito da sua tese de doutoramento. A investigadora do IPB explica que este estudo pretende, “não só perceber a realidade do consumo de álcool e drogas por parte dos estudantes do IPB mas também compará-la com a da Universidade de Léon”. A orientadora do estudo, Ana Maria Galvão, é psicóloga no gabinete clínico do IPB e reforça a importância de perceber a realidade da comunidade estudantil do IPB em termos de hábitos de consumo de álcool e drogas, de forma a poder acompanhar eventuais casos que surjam e assim o justifiquem. “De acordo com os estudos disponíveis, a nível nacional, verifica-se que há uma tendência para os jovens iniciarem o consumo de álcool e drogas quando ingressam no ensino superior. Queremos constatar se essa realidade se aplica também a Bragança”, referiu a investigadora.

Publicado em 'Jornal Nordeste'.

Sem comentários:

Enviar um comentário