22 janeiro, 2008

ENTREVITA JASON LANE UNIVERSIDADE DE ALBANY, NOVA YORQUE

“Professores contratados pelo Estado são uma desvantagem”

Madalena Queirós
mqueiros@ecanomicasgps.com

Especialista norte-americano vê com bons olhos a passagem das universidades a fundações.


Jason Lane, membro do Departamento de Administração Educativa e Estudos Políticos dos Estados Unidos, aplaude a reforma do ensino superior.

Concorda com a redução da regulação proposta pelo Governo?

Nos EUA as reformas que tiveram mais sucesso em criar inovação ocorreram nas instituições que conseguiram negociar a redução da regulação. Uma das vantagens do sistema norteamericano é que os professores são contratados pelas universidades, sejam públicas ou privadas. E não pelo Estado.

Os professores devem deixar de ser funcionários públicos?

Essa é uma diferença crítica entre Portugal e os EUA. Deve ser feita essa discussão incluindo questões como: Quem deve contratar os professores e como devem ser os contratos?; Quem controla as finanças da faculdade?; Quem determina quantos estudantes devem entrar e quem os selecciona?; Quem tem o poder para criar e encerrar departamentos e mesmo universidades.

Transformar universidades em fundações é positivo?

E uma alteração com muito potencial. Mas depende dos contornos da legislação e das possibilidades das futuras fundações. E um passo importante porque poderá dar às universidades autonomia para tomar as decisões que são críticas para o seu futuro.

Como envolver os 'stakeholders', um dos segredos do sucesso nos EUA?

Peçam-lhes que participem. Não é só pedir dinheiro é envolvê-los de facto nas discussões sobre o futuro da universidade. E preciso envolver instituições como a Fundação Luso-Americana, CEO das principais empresas dando-lhes a oportunidade de participarem na mudança. E importante colocá-los nos conselhos de administração das faculdades.

O empenho dos antigos alunos é decisivo?

E uma das forças do nosso sistema, e é muito pouco comum fora dos EUA. Uma das marcas de água do nosso sistema é o facto de quando se frequenta uma universidade é como se entrasse numa família, estabelecendo laços que vão além dos anos em que se frequenta a instituição.

Os antigos alunos transformam-se numa fonte de financiamento?

Uma das principais fontes das doações das universidades são os alumnae, antigos alunos. Principalmente porque sentem que o seu sucesso profissional é devido à universidade e querem recompensá-la financeiramente dando oportunidade a outros estudantes de frequentarem a universidade.•

Publicado no jornal 'Diário Económico, p. 46' de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário