16 junho, 2009

Concurso de pontes de madeira

Alunas espanholas de Erasmus arrecadam o 1º lugar



Exibido em 'Localvisão TV'.

1 comentário:

  1. Alunos de Engenharia Mecânica do IPB apresentam 15 modelos em madeira
    foto
    Pontes para o futuro

    15 modelos de pontes em madeira disputaram a edição 2008/2009 do Prémio Jular, que distinguiu o projecto de María Lagunas e Laura Fernandez que foi aquele que conseguiu melhor relação entre a carga suportada, o peso da própria estrutura e a solução arquitectónica.

    Os projectos foram executados pelos alunos do 1º ano de Engenharia Mecânica do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da disciplina Mecânica Aplicada I.
    “Esta iniciativa, que decorre todos os anos, pretende desenvolver a capacidade de experimentação e fomentar a troca de conhecimentos dos estudantes”, explicou Hernâni Lopes, docente do curso.
    Segundo o responsável, todos os projectos podem adaptar-se à realidade. “Demoraram cerca de um mês e meio a elaborar, foram executados à escala e podem vir a ser construídos na realidade”, sublinhou o responsável.
    Para Manuel Marques, director regional do Norte da Jular – a empresa que patrocina o prémio - este concurso visa “promover o mercado, os alunos e a própria empresa, já que todos os anos surgem-nos novos talentos”. A ponte vencedora recebeu 250 euros, sendo que a Jular atribuiu mais 250 euros para a criação de uma réplica e cedeu toda a madeira necessária para a concretização dos projectos.
    Recorde-se que, na edição de 2006/2007, foi estabelecido um recorde de 380 quilogramas, uma carga suportada por uma ponte de madeira que só pesava 800 gramas.
    Jornal Nordeste

    ResponderEliminar