30 junho, 2009

Professores do IPB seguros

Estatuto da Carreira Docente
Sobrinho Teixeira diz que não espera perder nenhum professor no Politécnico de Bragança devido à revisão do Estatuto da Carreira Docente do ensino superior. O responsável pelo IPB e Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos não vê que nesta altura os docentes tenham grandes motivos para fazer greve.

O Sindicato nacional do Ensino Superior entregou esta segunda-feira ao Ministro do Ensino Superior um pré-aviso de greve às avaliações. No âmbito da revisão do Estatuto da Carreira Docente, os professores do sistema politécnco contestam a necessidade dos docentes doutorados, já com vários anos nas instituições, terem de candidatar-se a um concurso internacional para acesso aos quadros, o que não acontece nas universidades. Perante o pré-aviso de greve às avaliações pode estar em causa o processo de inscrições de alunos para o próximo ano lectivo. Sobrinho Teixeira reconhece o direito ao protesto, mas confia no bom-senso dos doecentes. O presidente do Politécnico de Bragança crê mesmo que os docentes da instituição, que já estão doutorados ou estão e fazê-lo, não têm que ter motivos de preocupação com a carreira. Sobrinho Teixeira lembra que foi dilatado a prazo até seis anos, acrescidos de mais quatro para que os docentes possam concluir o doutoramento e concorrer aos quadros e anuncia a abertura de mais vagas para que os professores possam reaizar essa formação, no âmbito do programa PROTEC. O Conselho Coordenador vai ainda assinar protocolos no sentido de que os docentes possam fazer doutoramentos nestas instituições, quer a nível nacional, quer internacional.

Publicado em 'RBA'.

1 comentário:

  1. Greve dos professores dos Politécnicos não deverá afectar alunos de Bragança

    Sem o mínimo receio. É desta forma que o presidente do Instituto Politécnico de Bragança encara o pré-aviso de greve entregue ontem pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup). A paralisação de uma semana está marcada para 7 de Julho.

    Sobrinho Teixeira está convicto que os alunos não serão prejudicados, numa altura de exames.

    “Há-de haver bom-senso de ambas as partes e os docentes vão ter bom senso e perceber, dentro do seu direito de fazer greve, que isso prejudica outros”, diz. Sobrinho Teixeira está convencido que “neste momento, muitos dos docentes não leram o estatuto”. “Há lá condições de salvaguarda que, não sendo as que desejaríamos, dão algum conforto aos docentes do Politécnico.”

    Na origem deste protesto dos professores está a proposta do Governo para a revisão do estatuto da carreira docente. A Fenprof deu um parecer globalmente positivo à proposta que, contudo, foi rejeitada pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior. O SNESup rejeitou mesmo assinar o acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estando contra o regime de transição imposto para o subsistema politécnico.

    Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Sobrinho Teixeira participou nas negociações com o Governo e revela que os interesses dos professores saíram reforçados.

    “Há aqui uma questão que tem a ver com os vínculos laborais e tem a ver com os sindicatos. Houve uma coisa que o ministro sempre mostrou objecção, dizendo que não admitiria que os docentes pudessem entrar para a carreira sem concurso. No entanto foi possível avançar bastante entre a versão original e a final. O número de anos aumentou de três para seis mais quatro. Ou seja, quem terminar o doutoramento em seis anos ainda tem mais quatro anos para se submeter ao concurso para entrar na carreira”, explicou.

    Para além disso, há já autorização para ser feita a renovação dos doutorados por quatro anos. Aos que vão iniciar o doutoramento brevemente será renovado o contrato por dois anos com possibilidade de renovação automática por mais dois anos.

    Uma das condições do governo é que nenhum professor entre na carreira sem concurso. Um procedimento que não preocupa Sobrinho Teixeira.

    “O IPB tem o melhor corpo docente de todo o sistema politécnico e por isso não devem ter receio de se submeter ao concurso” para entrar na carreira docente. “Pelo contrário, ainda poderão ganhar concursos noutros locais. E esse é o meu receio, perder parte da massa crítica que o IPB tem.” Mesmo assim garante que não pensa “perder um único docente”.

    A greve dos professores do Ensino Politécnico foi convocada para 7 de Julho e deverá durar uma semana.

    Rádio Brigantia

    ResponderEliminar