30 junho, 2009

Sobrinho Teixeira recandidata-se

Eleições no IPB
Sobrinho Teixeira vai-se recandidatar à presidência do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O actual mandato, de três anos, terminou segunda-feira e esta terça-feira foi empossado o presidente do Conselho Consultivo, órgão que vai marcar as eleições para a presidência do IPB.

Sobrinho Teixeira justifica uma recandidatura pela necessidade de continuar o trabalho desenvolvido no primeiro mandato à frente do instituto de sensino superior e porque foi graças a iso que foi eleito para presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos. As eleições devem ser marcadas em breve, devendo decorrer depois do verão. Essa responsabilidade cabe a Dionísio Gonçalves, antigo responsável pelo IPB e agora eleito presidente do Conselho Geral, um órgão que resulta do novo Regime Jurídico que rege as instiuições de ensino superior. Um órgão que substitui o Senado, tendo agora outro protanismo. Dionísio Gonçalves sublinha o facto do órgão que lidera, pela participação de elementos exteriores ao politécnco abrir a instituição à comunidade. Esta terça-feira, foram ainda empossados os novos responsáveis pelas escolas do Instituto Politécnico de Bragança. Conceição Martins mantém-se à frente da Escola Superior de educação, Albino Bento na Agrária, Albano Alves lidera a Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança e Rui Pedro em Mirandela, a Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo .

Publicado em 'RBA'.




Exibido em 'Localvisão TV'.

1 comentário:

  1. Sobrinho Teixeira recandidata-se à presidência do IPB

    Sobrinho Teixeira vai recandidatar-se à presidência do Instituto Politécnico de Bragança.

    O mandato de três anos terminou no início desta semana e o actual presidente da instituição quer dar continuidade ao trabalho feito neste primeiro mandato.



    “Quer pelo trabalho desenvolvido no instituto quer mesmo pela candidatura ganhadora que Bragança teve ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, a minha candidatura fará todo o sentido no processo dessa continuidade do trabalho desenvolvido e na afirmação que o IPB conseguiu a nível nacional e, nomeadamente, no CSISP.”

    O acto eleitoral ainda não tem data marcada mas Sobrinho Teixeira espera que se realize em breve.

    “Competirá ao Conselho Geral e ao seu presidente desencadear o processo de eleição do novo presidente do IPB”, uma vez que o mandato terminou na segunda-feira. “Os três anos passaram, assegurarei funções até à tomada de posse” de quem vier a ser eleito, diz Sobrinho Teixeira.

    A revelação foi feita esta terça-feira, à margem da cerimónia de tomada de posse de Dionísio Gonçalves como presidente do Conselho Geral do IPB.

    Este é um órgão com 25 elementos e Dionísio Gonçalves foi eleito precisamente há um mês com 85 por cento dos votos.

    Recorde-se que Dionísio Gonçalves comandou os destinos do IPB durante cerca de 20 anos e volta agora para assumir novas funções, num mandato de quatro anos.

    “Fundamentalmente é uma grande responsabilidade de fazer a ligação da comunidade à escola e da escola à comunidade. O Conselho Geral no seu todo é o grande instrumento de desenvolvimento estratégico do IPB. Tem como missão aprovar os planos de desenvolvimento anuais… tudo o que diz respeito à vida da instituição passa pelo acordo deste órgão, que tem uma importância estratégica muito grande para o desenvolvimento deste instituto.”

    Segundo o antigo presidente do IPB, o Conselho Geral tem, também, por missão, “evitar que as escolas fiquem fechadas em si mesmas e se abram ao público”.

    Para além do presidente do Conselho Geral, também os presidentes das cinco escolas (Agrária, Educação, Tecnologia e Gestão, Saúde e Comunicação, Turismo e Administração) foram empossados, depois de terem sido recentemente reeleitos.

    Rádio Brigantia

    ResponderEliminar