20 novembro, 2009

IPB aposta em cursos tecnológicos em vários concelhos do distrito de Bragança

O desenvolvimento passa pela qualificação dos transmontanos. Palavras de Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, ontem, na cerimónia de assinatura de protocolos com a Câmara Municipal de Mogadouro, que visam a realização de Cursos de Especialização Tecnológica, nesta vila do Planalto Mirandês.

O objectivo do Politécnico é abranger toda a região com este tipo de cursos e, para que tal aconteça, reconhece que o IPB precisa de tomar a iniciativa.

“Para essa qualificação se realizar, o instituto está a ter aqui uma capacidade de abranger toda a região, numa atitude proactiva de levar as pessoas a qualificarem-se.”

Os CET’s geram dinamismo nas localidades onde estão a ser implementados e para que a dinâmica continue, Sobrinho Teixeira afirma que o modelo de captação de alunos deve ser idêntico ao das licenciaturas e mestrados.

“Para conseguirmos isso, tendo em conta a demografia da região, temos de aplicar a este nível o que estamos a fazer ao nível das licenciaturas e dos mestrados, ou seja, captar alunos fora da região.”

O presidente do IPB pretende aumentar o número de CET’s em Mogadouro, mas para isso é preciso que haja captação de alunos fora da região…

“Há o desejo de aumentar esse número e não será possível considerá-lo com alunos da região. È necessário expandir o Ensino Superior.”

E de fora para Mogadouro veio Samira Cortês. A cabo-verdiana garante que não foi difícil conseguir o visto para estudar em Portugal e confessa que a adaptação está a ser muito fácil.

“Está a ser fácil, aqui é fácil uma pessoa adaptar-se. Não é muito diferente de Cabo Verde, com excepção do clima que, isso sim, é muito diferente. E encontrei mais dois colegas caboverdianos, que ainda não conhecia.”

Samira veio mesmo com o objectivo de entrar para o IPB. Uma porta que se abre mais facilmente depois do CET de Secretariado frequentado em Mogadouro.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. Cursos de especialização são frequentados por alunos de todo o país
    IPB quer mais CET's


    O Instituto Politécnico de Bragança quer ter mais cursos de Especialização Tecnológica.
    O objectivo é proporcionar formação que se estenda a todo o nordeste transmontano.
    A garantia é do presidente do Instituto Politécnico de Bragança.
    Mogadouro é exemplo do sucesso dos CET's, com mais de 45 alunos, oriundos de vários pontos do país, a frequentar os dois cursos leccionados na vila.

    O Instituto Politécnico de Bragança pretende aumentar os cursos de especialização tecnológica, tendo em conta a demografia da região.
    É esta a convicção de Sobrinho Teixeira, presidente do IPB. “Para conseguirmos isso, tendo em conta a demografia, temos que aplicar a este nível, aquilo que já estamos a fazer a nível das licenciaturas e dos mestrados no IPB, captar alunos fora da região”.
    Neste contexto, Mogadouro é já um exemplo de aceitação destes cursos de especialização tecnológica. É já o segundo ano que a vila acolhe estudantes vindos de fora. Isto só foi possível depois de reunidas algumas condições, como refere João Henriques, vice-presidente da autarquia mogadourense. “Neste momento temos dois cursos de especialização tecnológica a funcionar com mais de quarenta e cinco alunos. Queremos continuar com esta colaboração para que mais cursos, aqui, podem ter lugar”.
    Os CET's são cursos pós-secundários para a obtenção do nível 4 de formação profissional, podendo os alunos que obtêm o diploma de especialização, frequentar depois o ensino superior.
    fonte: RBA

    ResponderEliminar