13 julho, 2011

Alunos do IPB ganham concurso nacional

Projecto na área das energias renováveis permite a produção de energia eólicas em zonas de reduzida intensidade de vento
Os alunos Jorge Paulo e Duarte Freitas, do curso de Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, obtiveram o primeiro lugar nacional, de entre 31 participantes, e posteriormente um honroso quarto lugar, de um universo de 128 concorrentes de diferentes nacionalidades, no concurso Internacional - Energy2B: Intelligent Energy, Europe, que pretende distinguir projectos de Inovação relacionados com os domínios da energia.
O projecto apresentado denomina-se, SOPEE: Sistema Optimizador de Produção de Energia Eólica e consiste no desenvolvimento de um modelo de perfil metálico que permitirá aumentar a velocidade do vento nas pás do gerador eólico e consequentemente um aumento da produção de energia, o que possibilita a produção regular de energia eólica em zonas de reduzida intensidade de vento e em períodos de baixo caudal.
Esta ideia está a ser trabalhada no seio do Gabinete de Empreendedorismo e Inovação do IPB, tendo em vista a comercialização referida tecnologia, no futuro. Os próximos meses de Agosto e Setembro serão dedicados à construção do protótipo e realização da prova de conceito nas instalações do Campus do IPB, para posteriormente se avançar com o pedido do registo da patente.

Publicado em 'Mensageiro Bragança'.

2 comentários:

  1. Alexandra Dantas14 julho, 2011

    Renováveis é que é!! :D Parabens rapazes!

    ResponderEliminar
  2. Alunos ganham concurso nacional

    Os alunos Jorge Paulo e Duarte Freitas, da Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, obtiveram o primeiro lugar nacional no concurso Internacional - Energy2B: Intelligent Energy, Europe, que pretende distinguir projectos de Inovação relacionados com os domínios da energia.
    Os dois jovens destacaram-se num leque de 31 participantes portugueses, e posteriormente, obtiveram o quarto lugar n um universo de 128 concorrentes de diferentes nacionalidades,
    O projecto apresentado denomina-se SOPEE - Sistema Optimizador de Produção de Energia Eólica e consiste no desenvolvimento de um modelo de perfil metálico que permitirá aumentar a velocidade do vento nas pás do gerador eólico e consequentemente um aumento da produção de energia.
    Esta ideia está a ser trabalhada no Gabinete de Empreendedorismo e Inovação do IPB, tendo em vista a comercialização referida tecnologia, no futuro.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar