01 julho, 2011

Bragança acolheu o Congresso EARMA mais participado de sempre

Bragança acolheu aquela que foi a edição mais participada de sempre do Congresso EARMA – Associação Europeia de Administradores e Gestores de Ciência.
De 22 a 25 de Junho, a Cidade foi o destino de mais de 250 decisores nas mais variadas áreas científicas, que participaram em workshops e palestras que tiveram lugar no Instituto Politécnico de Bragança.
A realização, em Bragança, do 17.º Congresso EARMA, organizado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência e pela Câmara Municipal de Bragança, com a colaboração do Instituto Politécnico de Bragança (apoiado por fundos comunitários no âmbito de uma candidatura do Município de Bragança), comprova que “estamos à altura de responder a estes desafios, sendo que não podemos estar à margem destes programas, porque o conhecimento alavanca o progresso”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes.
Já o Presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Professor João Sobrinho Teixeira, adiantou que o facto de este evento ter lugar em Bragança é essencial para que novas parcerias, ao nível da investigação, sejam estabelecidas com outros países.
Teve, ainda, lugar uma reunião entre a EARMA e a sua congénere Americana, a National Council of University Research Administrators – NCURA, durante a qual foram efectuados a avaliação, a análise e o lançamento da nova edição da parceria EARMA/ NCURA para a realização de estágios, partilha e troca de experiências de gestores de ciência europeus e americanos.
O último dia da conferência da EARMA foi reservado para a constituição da Associação Lusófona e Internacional de Administradores de Ciência (ALeIAC), cuja cerimónia decorreu no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
Trata-se de um organismo que, nesta fase inicial já suscitou o “interesse” de mais de 25 instituições, e que visa gerir e administrar a ciência em países cuja língua seja o Português.
Sedeada em Bragança, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a ALeIAC permitirá, segundo o Director Adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência, Eng.º José Mário Leite, “congregar, numa entidade, todas as preocupações, as expectativas e os problemas dos gestores que falam português, sendo que passará a ser uma porta para a Europa e para o resto do Mundo”.
Recorde-se que o 17.º Congresso EARMA reuniu nomes de cientistas e investigadores, como o do Director do Instituto Gulbenkian de Ciência, Professor António Coutinho, do Director Adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência, Eng.º José Mário Leite, e do Presidente do EARMA e Professor na Universidade de Copenhaga, Jan Andersen, entre muitos outros.

Veja o suplemento publicado no Mensageiro de Bragança sobre o evento:
Suplemento Mensageiro de Bragança (2.178 Kb)

Publicado em 'Cm-Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário