06 julho, 2011

Azibo Challengers 2011

Evento pretende promover o espírito de equipa e a entreajuda
Orientação pedestre nocturna, orientação em BTT, canoagem, natação, Bitoque rugby, ténis de praia, voleibol de praia, zarabatana, ténis de praia e tiro com arco foram algumas das actividades desenvolvidas no âmbito da 5º edição do Azibo Challengers, prova organizada pelos alunos do 3º ano da licenciatura de Desporto da Unidade Curricular de Desportos de Natureza, do Instituto Politécnico de Bragança, em colaboração com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Inatel, que decorreu entre os dias 1 e 3 deste mês, na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros

Segundo Miguel Monteiro, o professor responsável pela coordenação deste evento, esta é uma iniciativa na qual os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante as suas licenciaturas. Para os alunos do 3º ano serve de avaliação, na referida Unidade Curricular.

No entanto, esta prova está aberta à participação de todos os interessados em desportos de aventura.
Publicado em 'Mensageiro Bragança'.

2 comentários:

  1. Mais de meia centena no Azibo Challenger

    A albufeira do Azibo viveu três dias de intensas actividades organizadas pelos alunos do terceiro ano de desporto do Instituto Politécnico de Bragança.

    Com denominação de “Azibo Challenger”, é realizado todos os anos de forma a avaliar os alunos do último ano do curso de Desporto. Este ano reuniu cerca de meia centena de inscritos. Esta iniciativa parte de um desafio da disciplina “Recreação e Lazer”, cujos alunos terão de organizar actividades. Para além da avaliação, os alunos apreendem princípios também fundamentais para o seu futuro. “Pretende-se igualmente dar-lhes o gosto pelos desportos ligados ao contacto com a Natureza, responsabilidade e o principio de interacção e entreajuda”, refere Miguel Monteiro, professor da disciplina. Apesar de ser um desafio onde só uma equipa sai vencedora, o espírito de competição “existe, mas de uma forma muito saudável”.
    Os inscritos eram alunos de diferentes cursos do IPB e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e as actividades eram pensadas para todos as poderem realizar. “Muitas pessoas não se inscrevem por acharem que não têm capacidade para as realizar, o que é errado. Todas estas actividades estão direccionadas para qualquer pessoa”, explica Miguel Monteiro.
    Em relação ao ano anterior, esta edição teve menos inscritos. “A crise” é a explicação apontada pelo professor de Recriação e Lazer. “Apesar de se ter baixado o preço de inscrição a falta de dinheiro deve ser um dos factores para haver menos inscritos em relação ao ano anterior”, afiança. E acrescenta que “também poderá dever-se ao facto de as aulas terem terminado ou ser época de exames para muitos”.
    Por sua vez, alguns inscritos partilham a opinião de que os jovens, nos dias de hoje, não estão muito voltados para as actividades ao ar livre, preferindo jogos de computador ou da ‘playstation’.
    Canoagem e natação de longos percursos foram as actividades que mais puxaram pelo físico dos participantes.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar
  2. V Encontro «Azibo 2011 Challenger»
    Um evento organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em conjunto com Miguel Monteiro, docente de desporto de natureza, em colaboração com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, o Inatel e os alunos do 3º ano de desporto da Escola Superior da Educação.

    Estas actividades foram realizadas na albufeira do Azibo porque “é a zona mais apropriada de Trás-os-Montes, para conciliar os desportos náuticos com a parte da montanha”, refere Miguel Monteiro.

    Este ano houve menos gente a participar, mas no total estiveram presentes cerca de 60 pessoas, sete equipas, sendo cada equipa constituída por cinco elementos, o resto foi pessoal da organização e outro que foi em turismo. Esteve presente na sua maioria estudantes e docentes do IPB, sendo o maior número da Escola Superior de Educação, havendo ainda pessoas de fora como uma equipa que veio de Lisboa.

    Paulo Machado, aluno do 3º ano de desporto e elemento da organização, faz um balanço positivo destes três dias, “para a organização foi custoso, bastante trabalho, nada se faz sem a ajuda de todos. Mas foi gratificante, ao fim de um semestre a preparar o evento, saber que ele correu bem e que toda a gente está satisfeita com o trabalho realizado.”

    Acrescenta ainda, “é uma ideia pioneira do docente Miguel Monteiro, que começou há cinco anos. É um projecto inserido na cadeira de desportos de natureza, este projecto têm sido levado a cabo sempre pelas turmas de 3º ano.”

    Orientação pedestre nocturna, orientação em BTT, canoagem, natação, bitoque rugby, ténis de praia, voleibol de praia, zarabatana e tiro com arco, foram algumas das actividades desenvolvidas no âmbito da quinta edição do Azibo Challenger.

    Segundo Miguel Monteiro, docente responsável pela coordenação deste evento, “tem sido uma experiência interessante, é o quinto ano que fazemos esta actividade. É o culminar de três de anos de estudo dos alunos porque faz parte da disciplina de desportos da natureza do 3º ano. É uma iniciativa na qual os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante as suas licenciaturas. Para os alunos do 3º ano serve de avaliação, na referida Unidade Curricular.”
    A maioria dos participantes são alunos do IPB, da área de desporto, mas também estiveram presentes alunos de outras áreas.

    “Tentámos puxar para que eles organizem e ponham em prática os conhecimentos que adquiriram durante estes três anos”, o docente salienta a importância dos alunos terem a capacidade de organizar eventos como este, até porque são avaliados nesta temática.

    No último dia, 3 de Julho, houve um almoço convívio para todos os elementos que se seguiu com a entrega de prémios para as três melhores equipas. “Este ano como houve menos gente a participar, houve menos dinheiro, por isso oferecemos às três equipas vencedoras a inscrição para o ano, e mais umas lembranças do IPB”, frisa Miguel Monteiro.

    em Diário de Trás-os-Montes

    ResponderEliminar