18 julho, 2011

ieTIC 2011

Inovação na Educação com TIC

Exibido em 'LocalvisãoTV'.

2 comentários:

  1. Bragança: uso das novas tecnologias no ensino em discussão até domingo no IPB

    Até Domingo, debate-se em Bragança o papel da Tecnologias de Informação e Comunicação, numa conferência ibérica que junta especialistas dos dois países no campus do IPB, na Escola Superior de Educação.


    O papel das tecnologias de informação e comunicação no ensino é o foco desta conferência, como explica o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira.

    “Vai-se debater, sobretudo, a forma como se podem aproveitar as novas tecnologias para poder comunicar – e portanto olhar a nova literacia, que agora existe, e que são as novas tecnologias de comunicação – e orientar isso para os formadores, que vão orientar os alunos. Sobretudo, as novas tecnologias orientadas para a formação dos alunos”.

    Aproveitando as oportunidades possíveis com as novas tecnologias, o IPB, em conjunto com os restantes politécnicos do país vai lançar, já em Setembro do próximo ano, cursos superiores em formato e-learning.

    “É um projecto que prevê um consórcio entre todos os institutos politécnicos, com a utilização de uma plataforma comum para todos, num sistema de aproveitamento de recursos, e que prevê associações entre institutos para depois poder ministrar os cursos. É sabido que há um grande investimento do ponto de vista didáctico e pedagógico no ensino à distância e, portanto, se for repartido, o efeito é o mesmo e o esforço é menor”.

    em RBA

    ResponderEliminar
  2. IPB acolhe conferência de TIC até domingo
    Investigadores, professores e alunos estão reunidos até domingo, em Bragança, para debater a inovação na educação com Tecnologias da Informação e Comunicação. O Instituto Politécnico de Bragança recebe a conferência ibérica TIC 2011, onde especialistas de Portugal e Espanha debatem o futuro da Educação nesta área.

    O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, salienta que os politécnicos têm apostado na implementação das novas tecnologias e na sua introdução nos planos curriculares.


    “Politécnicos têm um corpo docente mais jovem, que tiveram acesso a estas novas tecnologias e estarão mais abertos para poder inovar e poder renovar tecnologias e neste aspecto o sector politécnico será pioneiro”, salienta Sobrinho Teixeira.


    O Ministério da Educação também está a desenvolver uma série de projectos nesta área. Teresa Pombo, da equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, realça que as escolas de Bragança também podem integrar estes projectos e receber apoio do Ministério de Educação.


    “Estamos a desenvolver projectos em que se sejam as escolas a pensar dentro da sua dinâmica e realidade em iniciativas relacionadas com as TIC e nós depois damos o apoio em termos de equipamento”, realça a responsável.


    Com a realização de mais uma iniciativa que reúne especialistas além fronteiras, o IPB começa a destacar-se junto das instituições lusófonas e europeias.
    emRádio Brigantia

    ResponderEliminar