05 julho, 2011

IPB recruta professores online

O IPB está a recrutar profissionais integrados no mercado de trabalho para reforçar o número de docentes do Politécnico. Este é o segundo ano que a instituição abre uma bolsa de recrutamento com a novidade de todo o processo ser levado a cabo através de uma plataforma online. O presidente do IPB lembra que a criação de uma bolsa é um método mais justo e mais cómodo não só para os candidatos, mas também para as pessoas que fazem a selecção dos docentes.“Quer para os candidatos que queiram leccionar no IPB, quer para nós, é sempre um sistema muito mais justo e mais claro. Por outro lado, a política do instituto é aumentar os docentes com pessoas ligadas à comunidade, que são pessoas que já estão qualificadas e que vão despender parte do seu tempo no instituto”, salienta.Sobrinho Teixeira realça que o IPB tem o corpo docente mais qualificado ao nível dos Politécnicos a nível nacional, mas considera que é mais vantajoso para a instituição investir na contratação de docentes a tempo parcial que façam a ponte entre o ensino e o mercado de trabalho.“O IPB tem o corpo docente mais qualificado de todo o sistema politécnico. Temos uma percentagem de cerca de 50 por cento de doutorados, que é praticamente o dobro daquela que tem o outro instituto que vem a seguir a nós. Por outro lado, temos mais 120 docentes em doutoramento. A nossa expectativa é que daqui a dois anos e meios tenhamos mais de 70 por cento do corpo docente do instituto doutorado. O que nós achamos é que não há ganho em conseguir mais 10 por cento. O grande ganho que o instituto terá, uma vez que conseguiu uma tão grande qualificação ao nível do seu corpo docente, é de facto conseguir que pessoas que estão no mercado de trabalho nos tragam esse upgrade de conhecimento para dentro da instituição”, enaltece Sobrinho Teixeira.

A plataforma de recrutamento vai estar aberta durante o ano lectivo, o que permite a introdução de novas candidaturas. Já os picos de contratação serão próximo do início do primeiro e segundo semestres lectivos. O objectivo é contratar cerca de 40 docentes em regime parcial, um número que poderá variar consoante o número de alunos que ingressar no IPB no próximo ano.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

2 comentários:

  1. O que se tem verificado da parte destes colaboradores que vêm do dito mundo empresarial é um total desconhecimento e 'alheamento' das suas obrigações enquanto docentes do IPB. Têm sido recrutados licenciados em início de 'vida profissional' o que não corresponde minimamente ao tal upgrade de conhecimento que se pretendia.
    O que tem sido visível, com estas contratações, é um acréscimo de trabalho para os docentes da instituição, já que a maioria dos contratados vê isto 'como dar umas aulas', sem preocupações na preparação de materiais didácticos, sem tempo para atendimento aos alunos, 'sem tempo' para conversar e articular o funcionamento da UC com os outros docentes; alguns até têm o entendimento de que as avaliações não lhe dizem respeito...

    Ramiro Martins

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma falácia para não lhe chamar mentira politica porque o que se verifica é haver docentes no IPB com um inaceitável grau de precariedade do tipo é pegar ou largar. Não há ninguém nem nunca haverá ninguém de fora interessa em dar aulas no IPB a menos que conheça alguém ligado ao poder e com isso vá embolsar uns trocos. Desafio ao lançamento de argumentos que refutem estes factos.

    ResponderEliminar