23 abril, 2015

Alunos do secundário foram experimentar o ensino superior ao IPB


O Dia Aberto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) contou este ano com a participação de 320 alunos do ensino secundário de várias escolas locais, mas também de Amarante, Chaves, Mirandela e Macedo de Cavaleiros que foram ver in loco como é andar no ensino superior.
Esta é uma das atividades da instituição que mais contribuiu para a captação de alunos. “É das que tem indicadores mais positivos relativamente à memória que os alunos têm e de como é que tomaram conhecimento do Instituto”, explicou Anabela Martins, docente e responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPB (GIAPE).
Desta forma os jovens têm um contacto privilegiado com o Ensino Superior. A iniciativa destinada a estudantes do 10º, 11º e 12º anos, que já vai na 8ª edição, tem como “objectivo abrir as portas ao público em geral e divulgar as áreas de actividade técnico-científica e a oferta formativa disponível no IPB, permitindo à comunidade aos alunos do Ensino Secundário visitar as várias escolas.
Anabela Martins admitiu que “agora é mais difícil captar alunos para o Dia Aberto porque estão muito atrapalhados de atividades nas escolas”, mesmo assim este ano registou-se um acréscimo na procura e voltou a ultrapassar- se a barreira das três centenas. A iniciativa é uma das melhores formas de divulgação das escolas do IPB. “Quando fazemos a avaliação dos parâmetros, os resultados são muito animadores porque os alunos costumam gostar”, referiu a docente, adiantando que alguns dos professores já marcaram outros dias de visita. “Um só dia não chega para tudo”, afirmou.
Ao longo do dia os estudantes podem fazer visitas a laboratórios, atividades desportivas e experimentais nas várias escolas, nomeadamente Escolas Superior Agrária, Superior de Educação, Superior de Tecnologia e Gestão, Superior de Saúde e Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

1 comentário:

  1. Centenas de estudantes conhecem oferta formativa do IPB
    Instituição abre portas para cativar novos alunos do ensino secundário para o superior
    Mais de 300 estudantes do ensino secundário e profissional participaram no Dia Aberto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que decorreu na passada quarta-feira.
    É uma iniciativa que vai já na 8.ª edição e que pretende dar a conhecer a oferta formativa e as áreas de investigação que a instituição promove. Anabela Martins, Pró-Presidente do IPB, não tem dúvidas que o Dia Aberto em muito tem contribuído para cativar novos alunos. “Pelos parâmetros que temos de análise do impacto das iniciativas que organizamos internamente, o Dia Aberto é aquela que tem parâmetros mais positivos. Os alunos que entram para o IPB respondem ter tido conhecimento da instituição através de uma vinda cá neste dia, numa percentagem apreciável”, frisa a responsável.
    Alguns estudantes que participaram nas actividades científicas parecem ter ficado convencidos de o IPB é a melhor instituição de ensino para prosseguirem os seus estudos.
    Actividades desportivas, demonstrações, visitas a laboratórios e actividades experimentais foram algumas das iniciativas que marcaram o Dia Aberto do IPB.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar