14 maio, 2009

Crianças menos obesas

A aplicação do programa “Pró-Activos” do Instituto Politécnico de Bragança está a ter efeitos positivos na diminuição da massa gorda nas crianças que participam na iniciativa.

Trata-se de um programa de actividade física regular, iniciado há dois anos, para prevenir e combater a obesidade nos mais jovens.

No “Pró-Activos”, estão a ser avaliadas 58 crianças entre os 6 e os 14 anos.
No início do programa, em Outubro de 2007, estas crianças apresentavam, valores preocupantes de excesso de peso e obesidade.
“Metade das crianças tinha excesso de peso e a outra metade era obesa, mas são crianças que foram identificadas nas escolas e contactadas para integrar o programa” explica Catarina Vasques, coordenadora do programa salientando que “as crianças com valores normais não foram contactadas”. Ainda assim para esta responsável os números são preocupantes, pois “50% de obesos é grave, é mesmo um problema de saúde pública” considera.
Catarina Vasques acrescenta que a média de crianças obesas em Bragança ronda os valores nacionais. “A média nacional é de 30% de crianças com peso a mais, mas no levantamento que efectuamos nas escolas públicas de Bragança, as crianças entre os 6 os 14 anos, apresentavam 21% de excesso de peso e 8% eram obesos”.

Os resultados do primeiro ano de funcionamento do programa foram ontem apresentados num seminário no IPB.
A coordenadora acredita que está a ter resultados positivos. “Houve uma diminuição da massa gorda das crianças, pois na segunda avaliação já tínhamos 12% de crianças com valores normais e na terceira já havia 17%” revela Catarina Vasques.

Para além do “Pró-Activos”, o IPB tem ainda outro programa de actividade física, mas direccionado aos seniores.
O “Mais Idade, Mais Saúde” ainda não tem conclusões, mas o coordenador do programa adianta que já há resultados visíveis. “Nos testes que fizemos em termos de posição corporação e aptidão funcional temos resultados positivos ao nível da perda de peso, aumento da massa muscular e também há ganhos de forças dos membros superiores e inferiores” explica Miguel Monteiro.
No programa “Mais Idade, Mais Saúde” participam cerca de 130 idosos.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário