21 maio, 2009

IPB lança 26 novos mestrados

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vai avançar no próximo ano lectivo, de 2009-2010, com 26 novos mestrados em diversas áreas de estudo, nove destas graduações são na área da Educação, adiantou Luís Pais, vice-presidente da instituição de ensino.
Um dos novos mestrados que irá a funcionar na Escola Superior Educação (ESE) é o de Exercício e Saúde, na área do Desporto e Saúde, já foi aprovado pelo Ministério da Educação, e entrará em funcionamento no próximo ano lectivo, em Setembro de 2009. Este mestrado vai agregar as competências da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Saúde, “para além da colaboração externa de outras entidades”, referiu Luís País.
São 26 mestrados os mestrados, já aprovados, que vão abrir, mas este número poderá aumentar, uma vez que a instituição ainda está a aguardar a aprovação do Ministério da Educação algumas respostas a outras propostas de mestrado, para começar em Setembro.
As candidaturas a estas graduações vão ser realizadas em dois períodos. Entre 15 de Maio e o final de Junho abrem as candidaturas para os nove mestrados na área da Formação de Professores, em várias áreas. Os restantes têm um período de candidatura entre 15 de Junho e o final de Agosto.
O IPB está a apostar com força na realização de mestrados, o que, segundo Luís País, revela “uma prova da valia do IPB e da sua capacidade de investigação”, porque a aprovação dos cursos de mestrado não depende da instituição. “Têm de passar por crivo apertado ao nível do Ministério, que é bastante exigente, a avaliação da capacidade do corpo docente e número de docentes com grau de doutor, e ainda a capacidade de investigação na área”, explicou. Estas são condições essenciais para o Ministério aprovar os mestrados.
O vice-presidente deu ainda conta de que o IPB é dos institutos politécnicos a nível nacional que maior número de mestrados oferece, “o que é o resultado do que a instituição fez nos últimos anos ao nível da qualificação do corpo docente”.
Estes mestrados têm como público-alvo alunos e ex -alunos da instituição e outras pessoas com grau de licenciatura, bem como outros profissionais inseridos no mercado de trabalho. “O objectivo do IPB é facultar formação que possa ser complementada com a formação do aluno ao nível da licenciatura, mas também oferecer formação complementar a nível de mestrado a outros públicos”, afirmou Luís Pais.

Publicado em 'O Informativo'.

Sem comentários:

Enviar um comentário