06 maio, 2009

Semana Académica bomba em Bragança

Buraka Som Sistema, Dealema e José Cid são apenas alguns dos nomes de topo que ilustram o cartaz da Semana Académica de Bragança, que decorre no NERBA de 6 a 12 de Maio.

A preocupação maior, o objectivo primeiro, assevera o presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB), Bruno Miranda, é que ”todos os presentes fiquem satisfeitos”. Os artistas do panorama musical nacional foram escolhidos a dedo, “tentando ter em conta os gostos distintos de cada um”, acrescenta, já que o cartaz que se nos apresenta compreende estilos fartos e ecléticos.
A nível de orçamento, este é um dos cartazes mais dispendiosos do conto académico brigantino, pois os artistas que o compõem são de elevado estatuto, como é o caso de José Cid e Buraka Som Sistema. No total, incluindo outras despesas, são cerca de 130 mil euros, captados maioritariamente através de patrocínios e bilheteira.
Bruno Miranda afiança que, “os apoios poderiam ser mais substanciais, sobretudo, a nível monetário”, pois “este é o segundo maior evento a seguir às Festas da Cidade”. O dirigente, apesar de agradecer o suporte da Câmara, nomeadamente nos transportes realizados por autocarros e no gradeamento, atesta que este é manifestamente insuficiente, alegando que são muitos os encargos. A Junta de Freguesia da Sé tem-se disponibilizado sempre para auxiliar os estudantes, que “esperam” contar ainda com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Governo Civil de Bragança.
Em termos de receitas, o presidente da Associação Académica conjectura finalizar as festividades “com dinheiro suficiente para pagar aos artistas”, sendo esse um dos seus propósitos a levar a bom porto. Tal não aconteceu na Semana do Caloiro, no entanto, com os lucros obtidos na Semana das Tasquinhas, a AAIPB conseguiu abater a pendente dívida anterior e, neste momento, encontra-se num “status quo” de conforto e novo alento.
No dia 6, haverá a Serenata e depois será a vez das Tunas actuarem. Dia 7, Buraka Som Sistema e dia 8, Dealema e Souls of Fire, com Bruno Miranda propiciando que, “será uma noite mais alternativo e que terá como destinatário um público mais jovem da cidade”. José Cid no nono dia do mês e a seguir à Queima, dia 10, serão os Noidz e uma dj já consagrada, Kika Lewis. No dia 11 actuarão os Deolinda e, para finalizar, decorrerá o desfile e Quim Barreiros tomará conta do palco.

Artistas de renome e garraiada encabeçam o cartaz

Há ainda a salientar, o facto de que, todas as bandas secundárias presentes em cartaz são bandas locais, pois Bruno Miranda acredita piamente que, “devemos apoiar os nossos jovens, por isso é importante dar primazia aos músicos da região”.
No domingo, acontecerá a Garraiada no Auditório dos Serviços de Acção Social, algo que não acontece há sete anos, numa tentativa de recuperar parte do espírito académico perdido por entre os tempos. A Garraiada neste dia é para compensar o facto da Semana Académica começar este ano ao Sábado, decisão tomada pelos finalistas, salvaguarda, Bruno Miranda.

Publicado no 'Jornal Nordeste' de 05-05-2009.

1 comentário:

  1. Semana Académica começa hoje

    Começa hoje a semana académica de Bragança. O evento prolonga-se até ao próximo dia 12 de Maio e promete muita música e folia. O presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico, Bruno Miranda, refere que espera que a cidade em peso participe no evento que ele compara às festas da cidade.

    A grande novidade desta edição da semana académica de 2009 é o regresso da garraiada, a chamada “pega” que promete divertir os estudantes vai acontecer já no próximo domingo. A semana académica começa hoje com as tunas mas nos próximos sete dias, artistas como Buraka Som Sistema, Deolinda, José Cid, e o já habitual Quim Barreiros compõem um cartaz que para o presidente da associação académica traz a Bragança, o melhor e que fica mais em conta. Para dar uma ajudinha aos estudantes, e ao contrario da tendência das semanas académicas do resto do país, os preços dos bilhetes não aumentaram. A semana académica de Bragança tem o orçamento que ronda os 150 mil euros.

    RBA

    ResponderEliminar