19 maio, 2009

«LivrosLivres» no IPB para incentivar leitura

Espaço LivLiv
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) lançou hoje uma campanha para incentivar o gosto pela leitura disponibilizando livros nos espaços públicos do campus académico para a comunidade escolar ler e partilhar.

A campanha, que foi baptizada com o nome LivrosLivres (LivLiv), aproveita um conceito já existente a nível mundial, o Bookcrossing ou BookRing para incentivar ao contacto com os livros na sua forma convencional, o papel impresso.

Segundo fonte do IPB, em cada uma das cinco escolas superiores do Instituto será colocada uma mesa, num espaço frequentado por todos, com livros e a informação relativa à campanha.

Os exemplares para o arranque da campanha foram disponibilizados gratuitamente por editores, livreiros e livrarias, entidades que pretendem aumentar ainda mais a oferta.

Junto ao espaço LivLiv estará disponível um contentor onde os cerca de seis mil alunos, além de professores e funcionários, poderão também contribuir com novos exemplares, aumentando desta forma o fluxo de leitura interna.

O Instituto Politécnico de Bragança pretende, desta forma, criar condições para que, nos seus espaços públicos, «alunos, funcionários e docentes possam ler, consultar, partilhar, folhear e consequentemente criar o gosto pela leitura e pela partilha de ideias e entendimentos, comentários e recomendações».

Para discutir a ideia, o IPB criou um blogue na Internet com o endereço http://livroslivres.wordpress.com/.

Publicado em 'Diário de Trás-os-Montes'.

1 comentário:

  1. Instituto Politécnico de Bragança promove partilha de livrosO Bookcrossing chegou a Bragança, mas com uma concepção diferente. É que neste caso a partilha de livros é feita apenas nas escolas do Instituto Politécnico de Bragança.

    A iniciativa chama-se “Livros Livres” e foi lançada esta segunda-feira. Consiste em deixar um livro em qualquer local para que outros o encontrem e depois de o lerem o voltem a libertar. Esta é a filosofia do Bookcrossing que chega às escolas do IPB, como explica o presidente, Sobrinho Teixeira:

    “As pessoas podem levar, trazer, folhear, levar para o gabinete… claro que há sempre o risco de algum livro se extraviar mas isso não é o fundamental. O fundamental é levar as pessoas a desenvolver o gosto pela leitura. Queremos mostrar aos jovens que não existem só os computadores, também há livros escritos e que é um exercício intelectual tremendo.”

    Esta iniciativa arranca com 500 livros que foram cedidos por vários livreiros e é “amadrinhada” por Edite Estrela.

    A eurodeputada socialista no Parlamento Europeu considera que o “Livros Livres” pode fazer estimular o gosto pela leitura nos estudantes do ensino superior. Edite Estrela diz que “quando e trata de alunos da área das ciências que se dedicam à investigação, ficam muito agarrados aos livros técnicos e esquecem-se que há mais livros para além dos livros técnicos”. Por isso, “é importante que se valorize a literatura”.

    “Livros Livres” também vai chegar em breve à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, em Mirandela

    Referência em Rádio Brigantia.

    ResponderEliminar