06 maio, 2009

Politécnico de Bragança bate recordes com Erasmus

Não pára de aumentar o número de alunos e professores que integram o programa Erasmus no Instituto Politécnico de Bragança. Este ano, estão envolvidos 63 docentes e 378 estudantes.

O IPB mantém-se no Top100 das instituições europeias com maior mobilidade de docentes, sendo que os recebidos vêm de países como a Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Republica Checa, Roménia e Turquia.

“Mais uma vez vamos bater um recorde, vamos receber 63 docentes esta semana. Estamos no top100 das instituições que mais docentes através de Erasmus. Mais um recorde: este ano enviámos 169 alunos nossos em mobilidade e recebemos 209 alunos estrangeiros ao longo do ano lectivo”, diz Luís Pais.

O vice-presidente do IPB, acrescenta que os Programas Intensivos Erasmus também contribuem para o sucesso da mobilidade.
Trata-se de uma acção de menor duração e o IPB é o que oferece o maior número de cursos em Portugal.
“Tem que envolver pelo menos três instituições de ensino superior de três países diferentes da Europa e o programa financia a mobilidade quer de docentes quer de alunos. Vamos ter seis cursos intensivos, que vão começar até final de Julho. Vamos receber de países europeus cerca de 30 docentes e 90 alunos estrangeiros, para além da contribuição do IPB”, conclui.
Estas duas vertentes do Programa Erasmus envolvem um financiamento superior a 375 mil euros.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

1 comentário:

  1. IPB aposta no Programa ErasmusO Instituto Politécnico de Bragança (IPB) já recebeu 209 alunos estrangeiros este ano lectivo, ao abrigo do Programa Erasmus, mas até Julho, prepara-se para receber ainda mais 90 estudantes de países europeus. Através dos Programas Intensivos Erasmus, o IPB vai ter ainda este ano lectivo seis cursos intensivos de curta duração que vão trazer à instituição 90 alunos e 30 professores estrangeiros.

    O Instituto Politécnico de Bragança é, a nível nacional, a instituição que oferece o maior número destes cursos, que se prolongam em duas semanas e equivalem a uma formação de 60 horas, como explica Luís Pais, o vice presidente do IPB. Palavras do vice-presidente do IPB, na abertura oficial da semana erasmus na instituição, que se prolonga até à próxima quinta-feira e leva a Bragança cerca 63 professores estrangeiros, um novo recorde da instituição brigantina, a juntar à marca que põe o IPB no top 100 das instituições europeias com maior mobilidade de docentes. A maioria dos professores que estrangeiros que se declocam a Bragança durante esta semana, vêm dar aulas e palestras aos alunos do IPB. O vice-presidente Luís Pais considera que é um aproveitamento para esses docentes e para os estudantes da instituição. Durante este ano lectivo, o IPB já enviou 169 alunos para países europeus, ao abrigo do programa Erasmus e recebeu 209 estrangeiros, através de um financiamento de 250 mil euros por ano.

    RBA

    ResponderEliminar