04 maio, 2009

IPB realiza 5.ª edição da semana ERASMUS

A 5.ª edição da Semana Erasmus do Instituto Politécnico de Bragança decorrerá entre 5 e 7 de Maio, envolvendo 63 docentes de instituições de ensino superior europeias.

Esta iniciativa comprova, uma vez mais, o sucesso do programa Erasmus no IPB, colocando esta instituição no Top 100 das instituições europeias com maior mobilidade de docentes.

A edição deste ano contará com a presença de professores de instituições de ensino superior de 12 países europeus: Alemanha, Áustria, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Roménia e Turquia. O programa do encontro incluirá a realização de palestras por estes docentes que serão incluídas nos tempos lectivos dos cursos de licenciatura e de mestrado do IPB.
Esta iniciativa complementa o programa de mobilidade do Instituto, que, ano após ano, tem aumentado a sua dimensão. Durante este ano lectivo de 2008/2009, o IPB enviou 169 e recebeu 209 estudantes em períodos de mobilidade de um semestre ou de um ano lectivo, através de um financiamento que ultrapassa os 250 mil Euros anuais.

Adicionalmente, o IPB é também responsável pela oferta do maior número de Programas Intensivos Erasmus (IPs) em Portugal. Nestes cursos de especialização de curta duração, realizados em ambiente internacional, são testadas novas metodologias, reunindo condições de ensino/aprendizagem que não existem numa só instituição. No caso em apreço, todos os IPs a decorrer em Bragança reúnem, no mínimo, instituições e alunos de 3 países europeus diferentes e receberá um financiamento anual de 125 mil Euros que possibilitará, no ano de 2009, a recepção de 28 docentes e 85 estudantes europeus.
A abertura oficial da Semana ERASMUS realiza-se na terça-feira, pelas 9h30, no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.

Publicado em 'Diário de Trás-os-Montes'.

Sem comentários:

Enviar um comentário