28 maio, 2009

IPB no Shell Eco-Marathon

“Eco-Estig” percorreu 704 quilómetros com um litro de gasolina
O Instituto Politécnico de Bragança participou, pelo segundo ano, com o protótipo “Eco-Estig” na 25ª edição da prova Shell Eco-Marathon que se realizou na pista EuroSpeedway em Lausitz na Alemanha entre os dias 7 a 9 de Maio de 2009. Nesta competição participaram 100 equipas provenientes de 29 países.

O “Eco-Estig” percorreu 704 quilómetros com um litro de gasolina (0,142litros/100km) superando os anteriores 582 km, tendo alcançado o 4º lugar entre as equipas nacionais com motor a gasolina.
No desenvolvimento deste protótipo foram contabilizadas mais de 2000 horas de trabalho realizado no último Ano pelos alunos finalistas do curso de Engenharia Mecânica (EM): Ivo Fernandes, António Mateus e João Moreira (piloto), orientados pelos professores Hernani Lopes e João Ribeiro. Na construção deste veículo ecológico colaboraram as empresas de Cental Bragança, Mecatermica, SEUR, Edaetech, Caetano Drive Bragança, Quimirégua, Moto Morais, LOME (Laboratório de Óptica e Mecânica Experimental – INEGI) e Auto Silva .
Os testes realizados em pista na Alemanha deram indicação do grande potencial de progressão deste novo veículo. Com a introdução no próximo ano da injecção electrónica prevê-se ultrapassar a fasquia dos 1000 km com um litro de gasolina.

Publicado no 'Jornal Nordeste' de 26-05-2009.

1 comentário:

  1. Grande aplauso para a Equipa que participou, bem como os orientadores. Para o ano que sejam mais quilómetros e felicidades pelo conseguido neste.

    ResponderEliminar