01 novembro, 2012

Petição para Estado cumprir obrigações com ensino e ciência

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) lançou uma petição pública, que conta já com 4.200 assinaturas, para que o Estado cumpra «as obrigações legais» para com o setor e a Ciência.
O documento, sob a forma de petição pública, é dirigido aos grupos parlamentares, ao Ministério da Educação e Ciência (MEC), ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
O sindicato independente anunciou esta quarta-feira que a petição estará disponível para subscrição até 7 de novembro, dia em que será entregue ao ministério.
Os docentes querem ver respeitadas as remunerações devidas a cada categoria e reivindicam respeito pela hierarquia académica.
«As carreiras docentes do Ensino Superior e a carreira de investigação científica são carreiras de elevada qualificação, exigência e responsabilidade», lê-se no texto citado pela Lusa.
Para estes docentes, as carreiras que integram não podem ser desprezadas, nem a respetiva hierarquia pode ser subvertida.
Os professores queixam-se de interpretações na legislação orçamental, que dizem surgir, em grande parte, por «não estarem documentadas no processo legislativo as intenções e a fundamentação subjacentes à produção de normas», cuja leitura cria dificuldades.
Alegam também incumprimento de procedimentos de negociação coletiva.
O SNESup recorda que as instituições estão já muito abaladas por restrições financeiras, defendendo a qualidade do trabalho na formação das novas gerações e na produção de conhecimento.
Publicado em 'TVI24'.

Sem comentários:

Enviar um comentário