23 novembro, 2012

Politécnicos negoceiam orçamento com Governo

O Governo recuou nos cortes para o ensino superior. O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, presidido por Sobrinho Teixeira, que também é presidente do Instituto Politécnico de Bragança, está a negociar com o Ministério da Educação um orçamento que minimize as dificuldades financeiras dos politécnicos. “Houve uma evolução muito positiva. Nós enaltecemos o esforço que está a ser feito pelo Ministério que nos representa junto do Ministério das Finanças, para que se possa resolver esta situação. Ela não vai ser resolvida na totalidade, continua em aberto, mas há avanços significativos”, enaltece o presidente do IPB.
O Governo aceitou repor entre os 65 e os 75 por cento do montante do corte anunciado, que se situava nos 8 por cento. “O corte vai mesmo acontecer, mas estamos a falar que vai haver uma reposição desse corte que se vai situar entre os 65 e os 75 por cento. Iremos trabalhar nesse cenário em que restará um corte que oscila entre os 25 e os 35 por cento daquilo que era o corte inicialmente previsto”, realça Sobrinho Teixeira.
Apesar dos cortes, Sobrinho Teixeira não concorda com o aumento de propinas no próximo ano. “Parece-me que o esforço não deve ser no sentido de onerar mais as famílias portuguesas em termos do esforço que estão a fazer para a qualificação dos seus filhos”, defende o presidente do IPB. Os politécnicos em negociações com o Governo para que os cortes para o ensino superior sejam reduzidos no próximo ano.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário