13 novembro, 2012

Reitor do IFSULDEMINAS participa de eventos em Macau, região especial da China

Vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o reitor do IFSULDEMINAS, Sérgio Pedini, participou de dois eventos de âmbito internacional, na cidade de Macau, região especial da China continental. Entre 5 e 8 de novembro, ele esteve na reunião ordinária do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e na 2ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES).
No primeiro dia de atividades, a participação do Conif na reunião ordinária do CCISP, realizada na sede do Instituto Politécnico de Macau (IPM), influenciou em importantes encaminhamentos, como o início da elaboração de um acordo de cooperação entre o Conif, o CCISP e o IPM, que servirá de "porta de entrada" para a China continental, abrindo vagas para mobilidade estudantil e docente. O IPM, ofertante de cursos de graduação e mestrado em português e mandarim, adiantou que de imediato disponibiliza espaços em seu alojamento para docentes brasileiros interessados em participar de cursos rápidos de verão (dezembro a fevereiro) de mandarim.
Outro ponto de interesse do Conif foi a mobilidade estudantil em todas as áreas que o IPM oferece. Pelo encaminhamento, os estudantes brasileiros poderão participar de cursos ministrados em português e de cursos de mandarim básico. A pauta incluiu ainda a experiência brasileira, apresentada por Pedini, que esclareceu dúvidas sobre a Rede Federal, o sistema de ensino do Brasil e o Programa Ciência sem Fronteiras.
Para que conheçam melhor a Rede, os membros do CCISP foram convidados para uma visita ao país em 2013. Por solicitação do presidente daquele Conselho, João Sobrinho Teixeira, o convite será estendido aos institutos politécnicos de outros países lusófonos como Moçambique, Angola e Cabo Verde.
Com o aval do presidente do Conif, Denio Rebello Arantes, Pedini também defendeu a proposta de o Brasil sediar um primeiro encontro de institutos e centros de educação profissional no âmbito da lusofonia mundial, a ser organizado pelo Conif em 2013.
FORGES – de 6 a 8 de novembro, a 2ª Conferência do FORGES teve a participação de 207 representantes da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP). Na abertura do evento, o presidente do CCISP deu destaque ao processo de expansão da Rede Federal e sua participação no Programa Ciência sem Fronteiras.
A conferência discutiu assuntos como a internacionalização e o financiamento do ensino superior. Pedini fez a mediação de mesa-redonda que apresentou trabalhos voltados ao planejamento estratégico e à inclusão social do ensino superior. Ao fim dos debates, o Brasil foi escolhido para sediar a 3ª conferência do Forges, em 2013, na Universidade Federal de Pernambuco.
Sérgio Pedini avalia que a participação do Conif nas discussões sobre os rumos da educação superior dos países lusófonos foi bastante positiva para as instituições da Rede Federal e para o Conselho, lembrado em vários momentos nos painéis da Conferência. "O evento se caracterizou como um importante espaço de projeção do Conif e de nossa Rede no âmbito da CPLP. Além disso, o acordo de cooperação com o IPM e o CCISP é uma oportunidade a mais na internacionalização de nossas instituições, com destaque para a entrada e cooperação na China continental".
Publicado em 'IF Sul de Minas Gerais'.

Sem comentários:

Enviar um comentário