29 maio, 2014

Bienal académica abriu portas ao Médio Oriente


A Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo (ESACT) de Mirandela, promoveu, na semana passada (21 e 22 de Maio), a Bienal Académica 2014, para discutir as oportunidades e implicações para o turismo e território do próximo quadro comunitário de apoio. Ao longo do programa, foram apresentados aos alunos e agentes locais estudos, estatísticas e exemplos de promoção e interação entre o conhecimento e investigação do meio académico com as empresas e outros agentes.
O evento conseguiu reunir empresários, políticos e alunos num só espaço a debater as necessidades turísticas da região. “Superou as nossas expetativas porque não é fácil juntar tantos atores da região num evento destes”, confessa o diretor da ESACT, Luís Pires, que faz por isso, “um balanço positivo” da iniciativa.
A bienal também pretendeu “dar a conhecer ao tecido empresarial da região o potencial de investigação e também divulgar as competências dos alunos deste Instituto”, acrescenta.A ESACT acolheu também, na passada sexta-feira, o Fórum Luso-Libanês. Uma comitiva, constituída por jornalistas e presidentes de autarquias libanesas, visitou Mirandela com o objetivo de importar ideias ao nível turístico, estabelecendo contactos com os operadores locais.
A comitiva conheceu o contexto sócio-económico, cultural, turístico e os produtos de excelência que Mirandela tem para oferecer aos visitantes e aos mercados internacionais. Com esta aproximação entre os dois países, a escola pretende criar condições para “troca de experiências na área do turismo”, sublinha Luís Pires
Já o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira, considera que esta ação “pode abrir mercados aos alunos da ESACT”.
Este fórum é organizado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e pelo Centre International de Press Média do Líbano a que se associou este ano a ESACT

Publicado em 'Mensageiro'.

1 comentário:

  1. Bienal Académica debate o turismo da região transmontana
    A Bienal Académica 2014, promovida pela Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo (ESACT) de Mirandela, nos dias 21 e 22 de Maio, superou as expectativas da organização, uma vez que conseguiu reunir empresários, políticos e alunos num só espaço a debater as necessidades da região.

    “Este evento foi extremamente positivo para podermos mostrar aquilo que somos capazes de fazer. O primeiro dia ficou acima das nossas expectativas, o segundo nem tanto mas também sabemos o quão é difícil trazer as pessoas, dois dias seguidos, a debater ideias para dentro de uma sala”, refere o director da ESACT, Luís Pires.

    A bienal teve como principal objectivo dar a conhecer ao tecido empresarial da região o potencial de investigação e também divulgar as competências dos alunos deste Instituto.

    Territórios de excelência: activos para um turismo sustentável, marketing territorial: a importância da interacção e instrumentos de políticas públicas do turismo nos municípios portugueses foram algumas das temáticas que marcaram o primeiro dia do evento. No segundo e último dia, a presença de académicos espanhóis fez-se notar, debatendo a gestão da qualidade turística.

    Comitiva libanesa

    A ESACT acolheu também, no dia 23 de Maio, o Fórum Luso-Libanês. Uma comitiva, constituída por jornalistas e presidentes de autarquias libanesas, visitou Mirandela com o objectivo de importar ideias ao nível turístico, estabelecendo contactos com os operadores locais.

    “A visita desta comitiva é uma oportunidade de mostrarmos aquilo que é feito. Através deste tipo de acções a Escola ganha também outro tipo de background e os alunos ganham uma ampliação de mercados porque o Líbano é chamado a Suíça do Médio Oriente”, salienta o presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Sobrinho Teixeira.



    A iniciativa contou também com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela.

    em Terra Quente

    ResponderEliminar