29 maio, 2014

Desafio à mudança de vida


Pequenos gestos podem criar um grande contributo para a sustentabilidade da região e do planeta. Foi esta a conclusão da primeira sessão da EUropa, uma série de dez conferências sobre sustentabilidade que se vão realizar por todo o país. A organização esteve a cargo do GEOTA, com o apoio do IPB.
Manuel Cardoso, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, apontou a agricultura como um dos exemplos de ajuda à fixação de pessoas na região, contribuindo para a sustentabilidade do Nordeste Transmontano. E anunciou a intenção de instalar no distrito de Bragança um Centro de Competências dos Frutos Secos, que pode ajudar a criar mais empregos.
Já Rui Martins, da Câmara Municipal de Bragança, revelou o projeto de transportes a pedido que a autarquia está a querer implementar. Para já, o esquema tem sido testado em Rio de Onor, com algum sucesso. pretende-se que seja alargado a todo o concelho, numa primeira fase, e a vários concelhos do distrito, mais tarde. “Hoje o transporte é feito por obrigação. Não havendo passageiros, estamos a desperdiçar tempo, recursos e energia”, frisou Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança.
Foram, ainda, deixadas algumas dicas de poupanças nos consumos domésticos e apresentado um jogo interativo que pode valer uma viagem. Mais informações em www.eu-sustentável.pt.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário