29 maio, 2014

Estudantes da ESTiG conceberam jogos de matemática para alunos da Emídio Garcia


Os alunos da Escola Básica Paulo Quintela, do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança, já estão a usar o Laboratório de Jogos oferecido pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O objetivo é desmistificar “este bicho que é a matemática”, explicou Ana Isabel Pereira, a docente da ESTiG responsável pelo projeto.
Os 20 jogos foram concebidos por alunos e professores do IPB, são entregues às escolas numa estante apropriada onde constam também manuais de instrução e sacos de transporte. Destinam-se a alunos desde o pré-escolar ao secundário. A entrega na Paulo Quintela teve lugar na passada quinta-feira, mas do projeto fazem ainda parte vários workshops com os estudantes e um curso de formação para os professores. “A ideia é trabalhar os jogos com os alunos, para aprenderem a jogar, mesmo sozinhos. Podem vir aqui para a biblioteca da escola e jogar”, explicou Ana Isabel Pereira, docente da ESTiG.
O projeto foi financiado pelo Ciência Viva, e tem como parceiro o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e o Agrupamento de Escolas Figueira Mar (Figueira da Foz). “Os jogos têm várias vertentes, desde a parte da Mecânica, Informática, Design, entre outros”, acrescentou a docente. As crianças da Paulo Quintela entusiasmaram-se com os jogos e tentaram experimentar o maior número possível. “É muito bom ver as crianças tão envolvidas e interessadas”, realçou. O IPB quer alargar a iniciativa a outras escolas no próximo ano.

Publicado em 'Mensageiro'.

Sem comentários:

Enviar um comentário