29 maio, 2014

Espólio bibliográfico do engenheiro Trigo Abreu oferecido ao IPB


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) passa a contar com mais de 1200 novos livros no acervo da biblioteca da Escola Superior Agrária. Tratam-se de edições na área da Agronomia oferecidas pela família do engenheiro Trigo de Abreu, oriunda de Mirandela.
O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, destacou o carácter simbólico da doação, “porque o instituto é visto por muita gente como o local certo para colocar as obras afetivas, verdadeiras e intrínsecas que as pessoas possuem, que querem que sejam úteis e que fiquem bem entregues”, explicou. “O instituto fica mais rico ao poder disponibilizar um conjunto de bibliografia de elevado valor, antiga e que não é fácil de encontrar”, acrescentou.
Os livros fazem parte do espólio reunido por Trigo Abreu, entre 1927 e 1960, relacionados com a agronomia e com as funções públicas que foi desempenhando, nomeadamente a de diretor da Casa do Douro, e responsável pela Estação de Agronomia do Porto, inspector geral dos Serviços Agrícolas, entre outros cargos. “É uma biblioteca instrumental, para resolver problemas e estar informado”.

Biblioteca internacional
Está longe de ser uma biblioteca exclusivamente portuguesa”, explicou o filho de Trigo de Abreu. A este espólio bibliográfico juntaram-se outros livros cedidos pelo filho do engenheiro, também agrónomo de formação. “Achei que juntar os meus livros aos do meu pai fazia um núcleo relativamente coerente, por isso há uns livros mais recentes. Os livros poderiam perder-se. Como muitas bibliotecas, seria abandonada, o que é uma perda coletiva”, acrescentou.
A família decidiu oferecer o espólio ao IPB porque Trigo de Abreu estudou no antigo Liceu de Bragança e ao longo da vida manteve uma estima especial para com esta cidade. “Agora espero que os estudantes recorram a esta biblioteca porque, para além dos aspetos técnicos que podem ter um período de validade, fazem parte da arqueologia do saber e são importantes”, deu conta Trigo de Abreu. Foi ainda feita uma doação à Escola Agrícola de Carvalhais pela mesma família.

Publicado em 'Mensageiro'.

1 comentário:

  1. IPB recebe espólio bibliográfico
    A Biblioteca da Escola Superior Agrária de Bragança conta agora com mais 1200 manuais sobre agricultura.
    . A família do engenheiro Trigo de Abreu doou o seu espólio bibliográfico ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Um engenheiro agrónomo transmontano que se distingui na sua actividade nos anos 40 e que chegou a ser director da Casa do Douro.
    O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira não tem dúvidas que a biblioteca da Escola Superior Agrária ganhou um enorme valor com esta doação, que está agora disponível para consulta.

    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar