02 maio, 2014

ESE quer testar curso de Secretariado no mercado laboral


A funcionar há mais de seis anos na Escola Superior de Educação de Bragança (ESE), o Curso de Especialização Tecnológica em Secretariado e Assessoria Administrativa (CET-SAA) deverá passar a curso técnico superior profissional, o que “pode contribuir para atrair mais alunos por passar a ensino superior”, admitiu Vítor Barrigão, professor responsável pelo curso, à margem da I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa.
A mudança de grau implica uma reformulação. Antes disso. a ESE “quer perceber como é visto o curso pelas empresas, daí que queiram auscultar os empresários e outros profissionais para verificar se é adequado às necessidades reais do mercado de trabalho”, explicou o docente.
Se se verificar que a formação não vai de encontro às necessidades do mundo laboral, “faremos as necessárias alterações”, acrescentou. A conferência serviu de teste. “Vamos tentar apresentar o que é a nossa visão, em conjunto com os profissionais da área, para melhorar essa proposta de plano de curso”, desceveu Vítor Barrigão. Não há dúvidas relativamente à procura deste curso. Nos últimos dois anos candidataram-se cerca de meia centena de pessoas em cada ano. No ano letivo 2013/2014 frequentam o CET 54 alunos. “Há dois tipos de candidatos, os que já estão no mercado de trabalho e querem aperfeiçoar conhecimentos, e os mais jovens que concluem o 12º ano e ingressam nestes cursos porque não têm média para aceder às licenciaturas”, afirmou.
Ana Bento, aluna do CET-SAA, quer prosseguir os estudos ingressando numa licenciatura nesta área, lamenta, que a passagem a curso de ensino superior não tenha acontecido mais cedo. “Eu tinha aproveitado. Escolhi este CET porque é profissionalizante”, explicou.

Publicado em 'Mensageiro de Bragança'.

Sem comentários:

Enviar um comentário