30 novembro, 2006

Politécnico de Bragança ultrapassa previsões com mais de dois mil novos alunos

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conta neste ano lectivo com mais de dois mil novos alunos, um número superior às previsões da tutela, que obrigou a abrir vagas adicionais, revelou a instituição.
Agência LUSA

O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, afirma, em comunicado, que o instituto "ultrapassou em 1200 alunos a previsão de entradas feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, tornando-se no maior instituto politécnico do interior do país".

O IPB contabiliza neste novo ano lectivo 6100 alunos distribuídos por cinco escolas - Saúde, Educação, Agrária e duas de Tecnologia e Gestão, uma das quais em Mirandela.

O presidente do IPB realça o facto de a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Mirandela ter ultrapassado os 1000 alunos, assumindo-se como "a maior escola desconcentrada do país".

"Neste ano lectivo, matricularam-se no IPB mais de 2000 novos alunos, tendo sido necessária a solicitação de vagas adicionais ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de forma a atender à procura generalizada observa da nesta instituição", refere-se no comunicado.

Segundo a fonte, para estes resultados contribuíram a procura de candidatos detentores do grau de bacharelato para ingresso nos novos planos de estudos adequados ao Processo de Bolonha, que lhes permitirá obter o grau de licenciatura e de mestrado em menos anos que no plano de estudos anterior.

Outro contributo foi dado pelo novo regime de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos.

O IPB obteve 1115 candidaturas a este regime, tendo sido colocados 596 alunos nos vários cursos da instituição. O presidente do IPB entende que "o instituto cumpre, assim, uma das suas funções essenciais que constitui a requalificação de quadros e desenvolvimento da região em que se insere".

O politécnico de Bragança iniciou a sua actividade em 1986 com duas escolas e 120 alunos.

O politécnico é actualmente o maior dinamizador económico do Nordeste Transmontano com 6100 alunos divididos por cinco escolas em 42 licenciaturas.

O instituto tem ainda 29 mestrados aprovados, no âmbito da reestruturação feita ao abrigo do processo de Bolonha, e conta com 390 docentes e quase 300 funcionários.

Publicado em 'RTP Informação' de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário