30 junho, 2011

Associação Académica quer ensinar línguas a estudantes para irem trabalhar fora do país

A Associação Académica do IPB vai disponibilizar formação gratuita em línguas para os estudantes que queiram ir trabalhar para o estrangeiro, no final do curso. É um dos objectivos para o novo mandato de Rui Sousa à frente da associação e que tomou ontem posse por mais um ano.

“Por exemplo, os futuros enfermeiros vão fazer formação em francês, que podem utilizar para ir trabalhar para países francófonos como a Bélgica, a Suíça, a própria França. E há países que pedem engenheiros mas a língua é uma barreira. Queremos aproveitar para poder alargar o horizonte de perspectivas de trabalho, ainda por cima sem encargos.”

O presidente da Associação Académica do IPB fala ainda de outros projectos para este ano.

“Vamos fazer mais uma festa das tasquinhas, agora também no início do ano. Vamos fazer uma coisa nova no dia do Estudante. E continuar com iniciativas solidárias.”

Este é o segundo mandato de Rui Sousa na presidência da Associação Académica do IPB.
Publicado em 'Rádio Brigantia'.

4 comentários:

  1. Bragança: AAIPB vai oferecer formação em línguas aos estudantes do politécnico

    Os cursos de formação ministrados aos estudantes do IPB são possíveis graças a uma parceria entre a associação académica e o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, de Bragança, que vai ministrar os cursos gratuitamente.

    A Associação Académica do IPB vai oferecer aos seus associados acções de formação gratuita em diversas áreas, nomeadamente línguas estrangeiras.
    A novidade foi apresentada ontem, durante a tomada de posse de Rui Sousa, que foi reconduzido para um segundo mandato à frente da associação dos estudantes do Instituto Politécnico.

    O objectivo passa por preparar os estudantes para um mercado cada vez mais global e “alargar os seus horizontes de trabalho”.

    “Vamos avançar já com formação em línguas estrangeiras e com a preparação técnica para determinados cursos. A formação em Enfermagem vai ser a primeira. Vamos dar formação em Francês para os alunos de enfermagem gratuitamente, porque sabemos que há países [francófonos] a pedir enfermeiros”.
    em RBA

    ResponderEliminar
  2. E quando é que esse curso vai começar? Abraço

    ResponderEliminar
  3. Formação em inglês também deveria começar aos mesmo tempo que a de francês. Todos os cursos podem se escrever desde que queira aprender a língua ministrada

    ResponderEliminar
  4. Curso de línguas grátis

    Os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) vão passar a ter formação gratuita em línguas.
    As acções vão ser disponibilizadas pela Associação Académica, que anunciou o lançamento desta medida durante a tomada de posse da nova direcção.
    Rui Sousa foi reeleito para mais um mandato à frente da Académica e avança que o objectivo destas formações em línguas é ajudar os estudantes que queiram ir trabalhar para o estrangeiro.
    “Vamos avançar primeiro com Enfermagem, que vão ter formação em francês, muito objectiva, pois tem a ver com a área deles”, realça o dirigente associativo.
    O mesmo vai acontecer com inglês e espanhol. “Vamos alargar às engenharias, porque há muitos países a recrutar engenheiros, mas a língua acaba por ser uma barreira”, salienta Rui Sousa.
    A grave situação económica em que o País se encontra obriga os alunos “a alargar horizontes”.
    Além deste projecto, no próximo ano, a Associação Académica do IPB pretende fazer ainda duas edições das tasquinhas. “Não apenas no final do ano, mas também no início para os caloiros. Vamos também comemorar o Dia do Estudante, com diversas iniciativas e continuar com as nossas acções solidárias”, conclui Rui Sousa.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar