22 junho, 2011

Conferência anual da EARMA reúne mais de 200 de decisores e gestores de topo da área das ciências de todo o mundo

A cidade de Bragança acolhe até ao próximo dia 24 de junho a XXII Conferência Anual da EARMA – European Association of Reserarch Managers and Administrators – iniciativa que conta com a presença de mais de 300 participantes.

Segundo o membro da direcção da ERMA e também director adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência José Mário Leite, disse que o evento, trará nos próximos três dias à região trasmontana mais de 300 gestores e decisores de topo da área da ciência de todo o mundo, responsáveis pela gestão dos fundos atribuídos às áreas científicas e desenvolvimento pelos Programas Quadro.
“ A capacidade hoteleira de Bragança está esgotada, estas pessoas têm poder de compra e escolhem o que de melhor tem a região transmontana”, acrescentou José Mário Leite.
Esta associação de administradores e gestores de ciência conta com mais de 300 membros individuais e 80 membros institucionais, ligados a uma rede científica em toda a Europa.
O Congresso vai decorrer nos” campus” académico do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e será uma mais valia para todo o distrito de Bragança, tanto a nível científico como turístico e detém já o recorde de inscritos no seio destas conferências.
“Estamos numa altura em que a saída da crise passa pelo investimento na ciência, a conferência de Bragança acontece na altura ideal”, acrescentou José Mário leite.
Além dos participantes europeus haverá membros vindo dos Estados Unidos, China, Qatar, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita e Coreia do Sul.
Nesta conferência anual, vão estar em discussão a gestão dos dinheiros públicos em ciência e antever oitavo quadro comunitário de apoio que os gestores e administradores desta área acreditam vai trazer um aumento do investimento em ciência na ordem dos cem mil milhões de euros
A cidade de Bragança ganhou a organização da conferência a cidades europeias com Dublin e Viena de Áustria contando a iniciativa com o apoio da Câmara de Bragança e IPB.
Publicado em 'RBA'.

2 comentários:

  1. O financiamento é um dos temas em cima da mesa na 17ª Conferência da EARMA
    Ciência discutida em Bragança

    Cerca de 300 pessoas de todo o mundo estão em Bragança a participar na 17ª conferência Anual da EARMA- Associação Europeia de Administradores e Gestores de Ciência.
    O evento arrancou ontem e em cima da mesa esteve o financiamento de projectos de investigação em ciência até 2020, um tema de âmbito mundial que poderá contribuir para o desenvolvimento da região. O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, realça a importância de apoios comunitários na área científica para a viabilização de projectos como o Parque de Ciência e Tecnologia, um projecto que já foi aprovado pelo QREN.
    “Curiosamente a matéria que está aqui em discussão e que foi apresentada pelo responsável da investigação a nível europeu tem a ver connosco. O parque Ciência e Tecnologia beneficia de apoios comunitários para a inovação. Nós somos parceiros activos na estratégia que a Europa neste momento está a discutir, no sentido de no âmbito da estratégia Europa 2020 assegurar uma Europa de inovação”, enaltece Jorge Nunes.
    O autarca realça, ainda, que Bragança não pode ficar à margem desses projectos. “No Parque Ciência e Tecnologia queremos muitos projectos que beneficiem de apoio financeiro para a investigação, acrescenta o edil.
    As palestras e workshops dedicados à ciência estão a decorrer no Instituto Politécnico de Bragança, que no futuro poderá integrar equipas de investigação internacionais. O azeite, a transformação de carne ou as engenharias química e Informática são algumas das áreas em que o Politécnico já tem trabalho reconhecido. O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, afirma que o acolhimento deste evento é fundamental para que possam ser estabelecidas parcerias com outros países ao nível da investigação.
    “Não se constituem equipas se eu não souber qual é o tipo de investigação que o outro faz e para isso são determinantes estes encontros. O facto de ser em Bragança vai-nos pôr numa posição privilegiada, porque caso seja Bragança a convidar outros parceiros para fazer equipa, quer seja o Politécnico convidado para fazer partes dessas parcerias este encontro é determinante”, assegura Sobrinho Teixeira.
    O próximo Programa Quadro vai disponibilizar mais de 86 mil milhões de euros para serem investidos em ciência e investigação até 2020. José Mário Leite, director Adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência e membro do Conselho da EARMA, explica a necessidade da Europa aumentar o investimento em Ciência nos próximos anos.
    “Vai haver um acréscimo de investimento em Ciência e a Europa fá-lo por duas razões, a primeira é porque entende que é bom para os países europeus e em segundo porque de alguma forma se sente obrigada, dado que os Estados Unidos estão a descolar. Ou seja, a percentagem do PIB que se investe em ciência está a aumentar relativamente à Europa e porque a diferença que a Europa tinha em relação aos países emergentes, como é o caso do Brasil, da China e da índia está a diminuir”, explica Mário Leite.
    A 17ª Conferência Anual da EARMA termina hoje com uma sessão de encerramento oficial no Politécnico, seguida da inauguração da ciclovia de Bragança. Já amanhã vai ser constituída a Associação Lusófona e Internacional de Administradores de Ciência.
    em Jornal Nordeste

    ResponderEliminar
  2. Congresso da EARMA esgotou hotéis da cidade
    Com 250 inscritos, cuja maioria vem acompanhados, evento é já considerado um sucesso

    Contando pela primeira vez com participantes provenientes de países como a China, a Coreia, Arábia Saudita, o Qatar, a África do Sul e Brasil, a 17º Conferência Anual da European Association of Reserch Managers and Administratores (EARMA), que decorre a partir de amanhã até sexta-feira, dia 24, em Bragança, tem inscritas mais de 210 pessoas que, juntamente com os acompanhantes, esgotaram a oferta hoteleira da cidade. Segundo a organização, a própria oferta de carros de aluguer se encontra esgotada. Isto apesar da Câmara Municipal de Bragança assegurar o transporte dos participantes da Conferência a partir dos hotéis até aos locais onde se realiza o encontro, centralizado, sobretudo, no Auditório Dionísio Gonçalves, do Instituto Politécnico de Bragança. José Mário Leite, membro do conselho da EARMA, director-adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência e um dos principais organizadores e mentores da realização do evento em Bragança, a maioria dos inscritos vem acompanhada pela família. Isto faz com que, cerca de 300 pessoas, provenientes de diversos países do mundo, se encontrem na cidade, nestes três dias.
    Tendo como principal parceira a homóloga dos Estados Unidos “National Coucil of University Research Administrators”, muitos dos participantes são provenientes daquele país. A Conferência culmina com a constituição da ALIA – Associação Lusófona e Internacional de Administradores de Ciência, a realizar amanhã, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. A iniciativa está ainda associada à inauguração da Ciclovia do Fervença, amanhã, às 18h00, seguida de um jantar oficial de encerramento da Conferência, na sala de actos do Teatro Municipal de Bragança, e do espectáculo com a artista Kátia Guerreiro, do auditório do Teatro. José Mário Leite referiu que se empenhou no sucesso desta iniciativa, mas atribuiu os bons resultados, sobretudo, ao apoio prestado pela Câmara Municipal e Instituto Politécnico de Bragança.
    em Mensageiro Bragança

    ResponderEliminar