27 junho, 2011

EARMA pode ajudar ao desenvolvimento de projectos em Bragança

Cerca de 300 pessoas de todo o mundo estão em Bragança a participar na 17ª conferência Anual da EARMA- Associação Europeia de Administradores e Gestores de Ciência. O evento arrancou ontem e em cima da mesa esteve o financiamento de projectos de investigação em ciência até 2020, um tema de âmbito mundial que poderá contribuir para o desenvolvimento da região. O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, realça a importância de apoios comunitários na área científica para a viabilização de projectos como o Parque de Ciência e Tecnologia, um projecto que já foi aprovado pelo QREN.
“Curiosamente a matéria que está aqui em discussão e que foi apresentada pelo responsável da investigação a nível europeu tem a ver connosco. O parque Ciência e Tecnologia beneficia de apoios comunitários para a inovação. Nós somos parceiros activos na estratégia que a Europa neste momento está a discutir, no sentido de no âmbito da estratégia Europa 2020 assegurar uma Europa de inovação”, enaltece Jorge Nunes.O autarca realça, ainda, que Bragança não pode ficar à margem desses projectos. “No Parque Ciência e Tecnologia queremos muitos projectos que beneficiem de apoio financeiro para a investigação, acrescenta o edil. As palestras e workshops dedicados à ciência estão a decorrer no Instituto Politécnico de Bragança, que no futuro poderá integrar equipas de investigação internacionais. O azeite, a transformação de carne ou as engenharias química e Informática são algumas das áreas em que o Politécnico já tem trabalho reconhecido. O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, afirma que o acolhimento deste evento é fundamental para que possam ser estabelecidas parcerias com outros países ao nível da investigação.

“Não se constituem equipas se eu não souber qual é o tipo de investigação que o outro faz e para isso são determinantes estes encontros. O facto de ser em Bragança vai-nos pôr numa posição privilegiada, porque caso seja Bragança a convidar outros parceiros para fazer equipa, quer seja o Politécnico convidado para fazer partes dessas parcerias este encontro é determinante”, assegura Sobrinho Teixeira.

O próximo Programa Quadro vai disponibilizar mais de 86 mil milhões de euros para serem investidos em ciência e investigação até 2020. José Mário Leite, director Adjunto do Instituto Gulbenkian de Ciência e membro do Conselho da EARMA, explica a necessidade da Europa aumentar o investimento em Ciência nos próximos anos.

“Vai haver um acréscimo de investimento em Ciência e a Europa fá-lo por duas razões, a primeira é porque entende que é bom para os países europeus e em segundo porque de alguma forma se sente obrigada, dado que os Estados Unidos estão a descolar. Ou seja, a percentagem do PIB que se investe em ciência está a aumentar relativamente à Europa e porque a diferença que a Europa tinha em relação aos países emergentes, como é o caso do Brasil, da China e da índia está a diminuir”, explica Mário Leite.

A 17ª Conferência Anual da EARMA termina hoje com uma sessão de encerramento oficial no Politécnico, seguida da inauguração da ciclovia de Bragança. Já amanhã vai ser constituída a Associação Lusófona e Internacional de Administradores de Ciência.

Publicado em 'Rádio Brigantia'.

Sem comentários:

Enviar um comentário